Base para pizza sem glúten; 3 ingredientes; sem couve flor; pronta em 10 minutos (saudável; "low carb", "low fat";"fit"; paleo)


Para começar, esta receita não é minha!!!! Que fique bem claro, eu infelizmente não tive esta brilhante ideia.
No entanto, foi precisamente à procura de alguém que já tivesse pensado no mesmo que eu que a encontrei. Passo a explicar. Tenho feito muitas receitas com farinha de coco. A principal razão: estou de dieta!; para além disso, tem estado em promoção nos supermercados e, como precisamos de pouca quantidade desta farinha para fazer as nossas receitas, fica ao mesmo preço que comprar, por exemplo, aveia.
Ora, e quais são as vantagens dela? Muitas, mesmo muitas. Carreguem👉aqui para ver tudo sobre esta fantástica farinha. Hoje, e para não me tornar repetitiva aqui no blogue, só vos vou dizer que, sendo riquíssima em fibras solúveis, é excelente para quem quer perder peso e para quem sobre de intestino preguiçoso.
Fotos base só com claras + farinha de coco👇

Fotos base com ovo inteiro + clara de ovo + farinha de coco👇

Voltando ao assunto da receita, pois eu resolvi fazer uma pesquisa sobre bases para pizzas feitas com farinha de coco, já que tenho feito várias para tartes e também faço frequentemente bolachas. As que faço para estas circunstancias são secas, pelo que procurava uma ideia de um ingrediente que me desse alguma elasticidade sem ir pesar a massa.
E encontrei! Encontrei no fantástico blogue "The big mans world", que por acaso até sigo no meu instagram pessoal e faz coisas fantásticas. Muito calóricas para mim, é certo, mas maravilhosas! Aconselho-vos a darem uma espreitadela, é em inglês, mas ele faz muitos vídeos e ficam com excelentes ideias.
Fui experimentar e não podia ter ficado mais satisfeita! São as bases de pizza mais fantásticas que já vi!

É claro que não posso deixar de falar aqui da minha receita, antiga aqui no blogue, de base de beringela, que podem ver carregando aqui👉 aqui, no entanto, esta é facílima, faz-se numa frigideira em poucos minutos e igualmente super saudável.
Agora vocês perguntam: "Então mas esta senhora não conhece a base de couve flor?" Sim, conheço e até há aqui no blogue a minha versão, mas...(sim, existe um "mas"!) essa base, apesar de muito saudável, leva queijo o que a faz calórica. Para além disso, nada tem de rápido e/ou prático.
Passando efetivamente á receita, há duas versões: uma só com claras e outra com ovo completo e clara. A primeira é menos calórica e faz uma base mais fina e crocante; a segunda é mais calórica e faz uma base mais firme e grossa.

Só falta mesmo dizer-vos que, para além de facílimo e rápido de fazer, molda-se muito bem e pode ser congelada, devidamente envolvida em papel vegetal.
Para os recheios usei o molho de tomate da FLOR das HORTAS, o meu molho de tomate de eleição quando não tenho tempo para fazer em casa. Ele já vem pronto e temperado, mas eu gosto de lhe acrescentar mais algumas ervas secas. Também aqui tenho as minhas preferidas, as da CHAPARRAL. É muito pratico, tenho sempre em casa vários potes de ervas secas que ajudam muito na confeção das minhas refeições.Com elas diminuo o sal, que para além de fazer mal á saúde, contribui para o aumento de peso pois retém os líquidos.

Têm a informação das calorias de cada uma das opções na própria descrição de ingredientes. Gostava apenas de referir, para quem não tem noção destes valores, em media, uma base de couve flor deste tamanho (1 dose; 4 fatias) tem cerca de 320kcal. São de facto quase sem hidratos de carbono, no entanto têm muita gordura vinda do queijo e ovo, o que faz delas saudáveis mas não pouco calóricas.
Se realmente querem opções muito pobres em calorias, optem pela primeira que aqui vos dou ou pela de beringela.

Para 1 base de pizza individual vão precisar de:

Nota previa:
*As bases podem ser congeladas depois de frias e polvilhadas com farinha, devidamente acondicionadas.

Opção só com claras de ovo (base mais fina e crocante; menos calórica)→ 176kcal 4 fatias
  • 4 claras de ovo (ou 120ml de claras pasteurizadas)
  • 2 colheres de sopa de farinha de coco (colher de sopa de 15ml de capacidade)
  • sal e ervas aromáticas secas a gosto (usei orégãos e salsa da Chaparral)
Opção de ovo inteiro (base mais firme e grossa; mais calórica)→ 273kcal 4 fatias
  • 2 ovos inteiros (grandes) + 1 clara de ovo (30ml de claras pasteurizadas)
  • 2 colheres de sopa de farinha de coco (colher de sopa de 15ml de capacidade)
  • sal e ervas aromáticas secas a gosto (usei orégãos e salsa da Chaparral)
Recheios
  • molho de tomate da Flor das hortas + ervas aromáticas secas + tomate fresco + presunto sem gordura /curgete fatiada fina + folha de manjericão fresca partida + queijo ralado
  • molho pesto + tomate + presunto sem gordura + queijo ralado
Confeção:
Coloquei numa tigela as claras (ou ovos + clara) com sal e bati até ter estar opaco. Não é claras em castelo, apenas opaco e podem fazer com um batedor de varas manual.
Juntei a farinha peneirada num passador e as ervas aromáticas. Voltei a bater apenas para misturar. Certifiquem-se que não tem grumos.
Fotos opção só com claras👇
 
Fotos opção com ovos inteiros + 1 clara👇





Pus uma frigideira antiaderente ao lume (medio/alto) untada com azeite e verti sobre ela a mistura.
Deixei cozinhar até aparecerem bolinhas no lado virado para mim e também os lados a descolarem completamente da frigideira.
Virei e deixei cozinhar mais 2 minutos.

Nota: Esta é uma massa muito elástica, facílima de mexer e moldar. Se quiserem que fique mais crocante, basta colocar no forno 3 a 4 minutos depois de sair da frigideira.

Retirei para um prato, furei com um palito e polvilhei com uma pitada de farinha de coco. Isto vai ajudar a que fique mais crocante pois a farinha vai absorver alguma humidade.
Deixei arrefecer antes de colocar os recheios.






Recheios👇









Bom apetite!



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