Tarte de manteiga de amendoim com ganache de chocolate (saudável; "fit"; sem açúcar; sem farinha; com opção vegan)



Já sei o que estão a pensar: "Eeeee, lá se vai o frasco todo da manteiga de amendoim só para fazer uma tarte". Pois, mas não é! Esta tarte, apesar de ser de sabor a manteiga de amendoim, só levou 4 colheres de sopa da manteiga.
Já não é primeira que faço deste género, aliás, cá em casa vive a fã numero 1 de manteiga de amendoim, a minha filha Camila, o que quer dizer que de vez em quando lá sai uma tarte ou bolo com este sabor. A que mais se parece com a de hoje é 👉 Tarte de chocolate, banana e caramelo de manteiga de amendoim (sem açúcar; sem glúten) que vos aconselho a abrir a receita que é das melhores que já fiz.
Outra que nós apreciamos muito é o cheesecake de manteiga de amendoim "fit" que é uma verdadeira tentação e podem ver a receita carregando👉 Cheesecake de manteiga de amendoim e cacau (saudável; pouco calórico; feito com queijo quark).
Mais simples, mas também muito bom, é o Cheesecake sabor a Snickers (Versão saudável, sem farinha, ovos, açúcar; feito em poucos minutos; com queijo quark ).



Já no formato de bolo, o preferido da família é👉 Bolo de chocolate, manteiga de amendoim e banana (Saudável; sem açúcar, farinha de trigo nem ovos; vegan)
Este de hoje foi mesmo para fazer o "gostinho" à Camila que andava com saudades de sobremesa de manteiga de amendoim, apesar de todos os dias pôr uma colherinha na sua tigela de queijo quark.
É cru, de preparação muito rápida, apenas precisa de um pouco tempo de frigorifico.
Fiz um esforço para reduzir calorias, assim como o tentei fazer atrativo de decoração.



Vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml; forma de 22cm de diâmetro; receita dá para forma de 24cm de diâmetro)
  • 200g de tâmaras secas descaroçadas e demolhadas em 200ml de água quente
  • 1/2 caneca de amêndoas (ou miolo de amêndoa triturado ou farinha de amêndoa ou qualquer outro fruto seco oleaginoso)
  • 1 caneca de flocos de aveia (pode ser preciso um pouco mais)
  • 1 e 1/2 colher de sopa de cacau em pó (opcional)
  • 4 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 1/2 caneca de iogurte grego natural light (ou queijo quark ou leite de coco sólido ou iogurte natural para opção vegan)
Ganache
  • 2 colheres de óleo de coco derretido
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de agave ou mel
  • 2 colheres de sopa de água
Ganache opcional:
  • 100g de chocolate derretido 
  • 50ml de leite ou leite de coco
Decoração:
  • amendoins (cerca de 1 mão cheia) e 20g de chocolate preto 
Notas:
*Caso não tenham processador, podem usar miolo de amêndoa já em farinha e fazer toda a base amassado todos os ingredientes com uma colher ou com as mãos.
*Se gostarem da base mais crocante podem levar ao forno 15 minutos a 180ºC. Para ficar apenas mais firme podem acrescentar 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido.

Confeção:
Num copo medidor pus 200ml de água quente. Juntei as tâmaras sem caroço e deixei amolecer um pouco enquanto triturei a amêndoa e os flocos de aveia.

Coloquei as amêndoas no processador de alimentos e triturei em farinha. Acrescentei os flocos de aveia e o cacau (opcional, serve apenas para dar cor) e voltei a triturar até estar tudo em farinha.
Fui triturar as tâmaras com a varinha mágica. Obtive cerca de 350ml de puré de tâmaras. Retirei mais ou menos 150ml para o processador de alimentos e reservei os restantes 200 para o recheio.
Triturei novamente e obtive uma pasta. Como estava muito mole, fui juntando mais um pouco de flocos de aveia até ter uma massa que começa a agarra-se ás paredes do processador e depois a fazer uma bola gigante.


Passei para a forma e pressionei no fundo e um pouco dos lados. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.
 






Aos 200ml de puré de tâmaras que tinha ficado no copo medidor acrescentei 4 colheres de sopa de manteiga de amendoim e 1/2 caneca de iogurte grego (ou leite de coco sólido). Triturei novamente com a varinha mágica (podem apenas misturar bem com uma colher).
Verti sobre a base e reservei no frigórico durante pelo menos 2 horas.
 






Quando o creme já estava espessado, fiz o ganache. Coloquei o óleo de coco a derreter no microondas por 1 minuto. Acrescentei o cacau e o mel e misturei bem. Adicionei a água e voltei a misturar bem.
Parti alguns amendoins e o chocolate. Juntei metade ao ganache e espalhei por cima do creme. O restante amendoim e chocolate partido espalhei de seguida, antes de ganache endurecer (que é muito rápido).
Voltei a colocar no frigorifico até á hora de servir.










Uma delicia....

1 Comentários

  1. Acabei de fazer sua receita deve ser uma delícia, obrigada por partilhar gosto muito do seu trabalho.

    ResponderEliminar