Rolo de curgete recheado

Rolo de curgete recheado

Quem tem os melhores seguidores do mundo tem tudo! Nem é preciso passar horas na net ou de volta dos livros de culinária para me inspirar, eles mesmo dão-me as melhores das inspirações, seja com os seus pedidos, as suas sugestões ou até, com foi o caso, as suas melhores receitas!
Esta é foi uma receita que a Sílvia Martins Figueiredo me passou e que eu não hesitei em fazer nem por um bocadinho. Era perfeita para mim e os meus filhos também iam adorar, não fosse cheirar e saber a pizza por todos os lados😉
Diga-se de passagem, a Sílvia é uma ótima dona de casa e sabe de cozinha mais que eu e que muitos que fazem disto a sua vida.
É facílima de fazer, tanto serve de refeição como de entrada e ainda pode ser recheada ao gosto de cada um. Ela prefere bacon ao fiambre e também coloca queijo. Eu da próxima vou rechear com um salteado de cogumelos (desta vez vou-me prevenir e comprar frescos) com espinafres e queijo feta.

Só falta mesmo falar de calorias, pois fiz questão de as contar. Em valores sempre arredondados para cima e considerando queijo ralado normal (não magro), todo o rolo tem 948 kcal. Se dividirem em 12 fatias são 79 kcal por fatia; se dividirem em 15 fatias são 63.

Vão precisar de:
  • 2 curgetes grandes raladas
  • 2 ovos
  • 150g de queijo ralado (usei mozarela magro)
  • ervas aromáticas a gosto (usei orégãos, manjericão)
  • 6 colheres de sopa de molho de tomate*
  • cogumelos laminados (usei uma lata média)
  • 10 a 12 fatias de fiambre de frango partido fino
  • sal

* podem comprar feito ou fazer em casa. Eu faço colocando num tachinho meia cebola e 1 dente de alho picado a refogar com um fio de azeite. Quando a cebola já está mole, acrescento 1 lata de tomate em pedaços. Acrescento orégãos, 1 pitada de sal e deixo cozinhar cerca de 5 minutos (até apurar sabor e textura).

Confeção:
Pus o forno a aquecer a 200ºC.
Ralei as curgetes no ralador manual, passei para um pano e espremi bem para que saia toda a água.
Passei para uma tigela e juntei os ovos, o queijo, 1 pitadinha de sal e as ervas aromáticas. Misturei bem para formar uma pasta. Coloquei numa folha de papel vegetal e fiz um retângulo. Levei ao forno a assar cerca de 15 a 20 minutos (até estar firme mas maleável, ligeiramente dourado).
Retirei, espalhei o molho de tomate, os cogumelos e o fiambre.
Com a ajuda do papel vegetal, enrolei.
Levei novamente ao forno cerca de 5 minutos (10 se optarem por colocar queijo no recheio).
Acompanhei com salada de alface verde, roxa, espinafres baby, tomate, milho e cebola.
 


Bom apetite!

0 Comentários