Pizza com base de beringela (saudável; "fit")










Eu já experimentei várias bases de pizza saudáveis, umas mais fáceis que outras, umas com melhores resultados que outras, mas o que é certo é que volto sempre há mesma, há minha velhinha mas sempre prática e apetitosa base de beringela.
O que fiz de diferente desta vez foi não a colar. O que é isto de a colar? É que na receita antiga aqui do blogue, que eu faço imensas vezes e há muito tempo, eu "colo" as fatias de beringela com clara de ovo e faço uma pizza redonda tal e qual uma tradicional. Podem ver a receita👇 e fica também uma foto.







Outra base também apreciada cá me casa, embora faça muito menos vezes pois é bastante mais demorada, é a de couve flor. Como sabem há imensas receitas disponíveis na net, esta é a minha e mais uma vez fica aqui o acesso há receita e uma foto.👇

Estas mini pizza permitem muitos recheios, mas tenho a dizer que o molho de tomate é para mim indispensável, assim como as ervas aromáticas.
Para 3 a 4 pessoas vão precisar de:
  • 2 beringelas gordinhas
  • sal e azeite
Recheio:
  • molho de tomate q.b. (1 e 1/2 colher de sopa por cada fatia no mínimo; podem usar de compra ou fazer em casa; receita do meu molho de tomate aqui)
  • 150g de cogumelos frescos ou lata
  • 1 mão cheia de azeitonas verdes descaroçadas e cortadas em rodelas
  • tirinhas de pimento verde e vermelho
  • 100g de tomate cereja cortados ao meio
  • 150 a 200g de queijo ralado (usei mozarela)
  • orégãos secos (uso da Chaparral)
  • ovos 

Confeção:
O primeiro passo que fiz é opcional e serve apenas para as fatias de beringela ficarem mais firmes quando servirmos pois vai ajudar a libertar alguma da sua água. Já fiz sem este passo.
Parti as beringelas ao meio e cada metade ao meio também. Coloquei em cima da tabua e polvilhei com sal abundante. Reservei cerca de 25 minutos. Vão ver que ao fim de tempo a superfície das fatias está cheia de água. Passei em água corrente para retirar o sal e a água formada e sequei em papel absorvente.
Entretanto salteei os cogumelos em azeite e alho.
Pus o forno a aquecer a 190ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal e dispus as fatias de beringela. Pincelei generosamente com azeite. Levei ao forno a cozinhar e dourar ligeiramente cerca de 25 minutos.
Retirei e coloquei os recheios. Não fiz todas iguais, mas todas começaram por ser barradas com molho de tomate. Depois fui espalhando os ingredientes que tinha ao gosto de cada um, intercalando queijo no meio e terminando também com queijo e orégãos. Levei novamente ao forno por mais 8 minutos.






Bom apetite!


0 Comentários