"Muffins" de morango integrais (saudáveis; sem glúten; vegan)


Há que aproveitar o que a natureza tão gentilmente nos dá e, já agora, o que os supermercados nos dão nos descontos😉 Eu tenho aproveitado as promoções de morangos, que de resto têm proliferado por supermercados e frutarias daqui da vila, e desta vez fiz uns fantásticos muffins.
São de facto fantásticos e fazem-se num instantinho. Não usei ovos, nenhum tipo de gordura nem farinhas refinadas. A simplicidade foi o objetivo e o segredo está na "buttermilk", preparado muito usado na doçaria vegan, que se pode fazer azedando o leite com vinagre. Para verem mais informações e a explicação do processo químico que se desenrola na confeção com "buttermilk", carregar👉aqui.
Inicialmente não tinha intenção de usar nenhum tipo de açúcar, apenas adoçante em pó stevia. Depois achei que iriam ficar mais gostosos com um pouco de açúcar mascavado ou de coco, e resolvi usar metade da quantidade de ingrediente adoçante de cada.
Também acrescentei os meus bolinhos de farelo. Embora seja completamente opcional, fiz, e faço-o muitas vezes, para torna-los mais integrais, mais fibrosos e mais saciantes. Neste caso usei farelo de aveia, pois fi-los para comer ao lanche, logo preciso de aumentar o poder saciante do bolo.
Coloquei um pouco de farinha de amêndoa, que, tal como o farelo, é completamente opcional. Já fiz esta receita no ano passado com framboesas e não coloquei farinha de amêndoa.
Antes de ir á receita, gostava de vos dizer que tenho sempre em mente outra preocupação quando faço este tipo de bolos: o fator económico. Para não os tornar dispendiosos, optei por usar flocos de aveia. Outra alternativa é a farinha de aveia, no entanto fica mais caro. Para usar os flocos de aveia sem os triturar, tal como eu fiz, temos de deixar a massa descansar uns 10 minutos para que os flocos amaciem (absorvam algum liquido).

Para 12 "muffins" vão precisar de:
(medida da caneca que usei é 250ml)
  • 350ml de leite (o que preferirem)
  • 1 colher de sobremesa de vinagre branco
  • 1 caneca de farinha de aveia (250ml no vosso copo medidor) (ou qualquer outra farinha com ou sem glúten) 
  • 1 e 1/2 caneca de flocos de aveia (sem glúten se necessário) (375ml no vosso copo medidor)*
  • 2/3 de ingrediente adoçante (160ml no vosso copo medidor): açúcar de coco, mascavado, adoçante em pó,...Usei metade de adoçante em pó stevia e metade de açúcar mascavado 
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1/3 de caneca de farinha de amêndoa (opcional) (80ml no vosso copo medidor)
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia ou trigo (opcional)
  • 1 caneca de morangos partidos (cerca de 125g)
Confeção:
Comecei por fazer o "buttermilk" colocando num copo o leite com o vinagre. Mexi e reservei por cerca de 5 minutos.
Nesse tempo lavei, sequei e parti os morangos em pedaços.
Misturei os restantes ingredientes (os secos) numa tigela.
Verti o leite "azedado" (buttermilk) sobre os secos e misturei bem. Vão ver que está um pouco liquido, pelo que é necessário deixar "descansar" 5 minutos para que os flocos absorvam alguns liquido e amaciem (ver nota*)
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Não precisei de untar as formas, pois usei de silicone; caso não tenham, podem usar de papel ou untar as tradicionais.
Envolvi os morangos partidos na massa, distribuí pelas formas, decorei com 1/4 de morango e flocos de aveia, e levei ao forno cerca de 35 minutos. (Não se esqueçam de espetar um palito 5 minutos antes de terminar o tempo para ver se já estão prontos; se o palito sair seco e limpo podem retirar).
*Podem triturar os flocos de aveia em farinha. Se o fizerem não irão precisar deste tempo de descanso.






Tão simples, tão bom!




0 Comentários