Lasanha de carne com couve lombarda (saudável; "lowcarb)




Tenho mesmo de vos dizer isto, à imenso tempo que não via uma reação tão explosiva dos meus filhos em frente ao prato da comida. O comentário que ouvi foi: "Eh, ó mamã, isto está mesmo bom!"

Bom, eu fiquei sem saber se era a fome que já imperava à uma da tarde de sábado, se estava realmente assim tão bom, mas o meu filho mais velho estava a comer com o prazer de quem come uma lasanha tradicional no melhor dos restaurantes italianos!




Feliz fiquei eu pelas obvias razões: esta é uma refeição completa, cheia de sabor e que em nada "atrapalha" a minha dieta nem a saúde dos meus filhos e marido.
Quanto á receita, optei, por falta de tempo e também por achar desnecessário, não fazer qualquer tipo de molho, fosse ele bechamel ou substituto de natas. Também cozi uma couve grande inteira, embora só tivesse usado metade. Reservei para a sopa a restante.

Para uma assadeira grande (34 por 24 cm) vão precisar de:
  • 1 couve lombarda (repolho) pequena ou meia grande
  • 1kg de carne de vaca magra picada (usei bife)
  • 2 cebolas picadas
  • 2 dentes de alho ou 2 colheres de chá de massa de alho (usei massa de alho da Flor das Hortas)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 lata média de tomate em pedaços
  • salsa picada q.b. (usei salsa seca da Chaparral)
  • 1 colher de chá de piripiri (usei da Incopil)
  • sal
  • 200g de queijo ralado (usei mozarela)
  • 3 colheres de sopa de molho de tomate (opcional)
Confeção:
Cortei a couve em quartos e retirei o talo central. Pus a cozer em água temperada com sal.






Num tacho pus a cebola, o alho e o azeite ao lume. Quando a cebola estava translucida, fui adicionando a carne picada, aos poucos e misturando bem para que se solte.
Quando já não havia sinais de carne fresca e ela está bem soltinha, acrescentei o tomate, a salsa, sal e o piripiri. Deixei cozinhar em lume médio cerca de 20 minutos.
Entretanto a couve já está tenra e escorri da água. Deixei destapada para arrefecer (apenas para não me queimar a retirar as folhas😉).

Com a carne e a couve prontas, hora de montar a lasanha e ligar o forno a 200ºC.
Barrei uma assadeira grande com molho de tomate. Podem apenas untar com azeite ou usar um pouco da carne.
Em seguida espalhei folhas de couve bem escorridas. Não é necessário estarem grandes nem direitinhas, apenas uma boa camada de couve.
Distribuí metade da quantidade de carne que tinha por cima da couve e polvilhei com algum queijo ralado (cerca de 80g).
Repeti as camadas, com uma camada de queijo maior no fim.
Tapei com folha de alumínio e levei ao forno até o queijo derreter. Retirei a folha de alumínio por poucos minutos para o queijo ganhar um pouco de cor sem queimar a carne.
Está pronta a servir.
















Bom apetite!



0 Comentários