Crepes sem glúten, sem lactose, vegan (saudáveis; fáceis; 3 ingredientes básicos e simples)

Já por aqui vos tenho dito que sou uma autentica nulidade a fazer crepes. Todas as vezes que tento fazer digo que é a ultima! Teimosa, cada vez que vejo uma receita que me parece que vá funcionar nestas minhas mãozinhas, volto a tentar. Pois bem, desta vez acho que acertei! Pela primeira vez fiz uns crepes decentes, fáceis, que ficaram mesmo maleáveis. O melhor de tudo são mesmo os ingredientes: flocos de aveia, leite e farinha de linhaça.
A obra prima não é minha, é duma bloguer que sigo no meu instagram, que por acaso nem sou grande fã, mas que realmente faz coisas fabulosas e sabe muito de cozinha. O blogue chama-se "unconventionalbaker" e convido-vos a dar uma espreitadela. Apesar de ser em inglês, á vídeos, como os destes crepes, bem elucidativos.
Pois eu tive que ler cuidadosamente todas as instruções que são dadas por escrito para perceber como fazer os crepes direitinhos e iguais do primeiro ao ultimo. São muitos os conselhos que ela dá, eu não atendi a todos, e também tem opções para usar outras farinhas sem glúten. Eu não experimentei, pelo que não vou falar sobre isso nem recomendar.

O que me pareceu mais importante foi a temperatura da frigideira e o facto da massa mudar de consistência quando chegamos a meio. O que acontece é que ao fim do 3º crepe a massa já tem outra consistência. Isto porque a farinha de linhaça começa a "gelatinar" e os flocos de aveia também começam a absorver líquido. Quer dizer que temos de retificar a massa, colocando mais leite e voltando a triturar.
A temperatura da frigideira também me parece importante. Embora ela tenha usado o 7 na sua placa de vitrocerâmica (que vai de 0 a 9 como a minha), eu usei o 6.


O que achei ser o segredo é mesmo durante a confeção. É que esta massa é mesmo bastante elástica e, quando a colocamos e ela não fica direitinha na frigideira, basta esperar que esteja quase pronta do primeiro lado para a conseguirmos moldar. É também importante não tentar virar antes do tempo certo, que acontece só quando aparecem bolinhas no lado virado para nós.


Para 6 crepes vão precisar de:
(medida da caneca é de 250ml)
  • 1 caneca de flocos de aveia (100g) (sem glúten se necessário)
  • 1 e 1/2 caneca de leite (375ml) (o que preferirem) + 60ml a partir do 3º crepe (ver *na descrição da receita)
  • 1/2 colher de sopa de farinha de linhaça
Recheio salgado:
  • espinafres baby
  • tomate cereja
  • atum conservado em água
  • molho de iogurte (para 3 crepes): 2 colheres de sopa de iogurte grego natural light, 1 colher de chá de mostarda Dijon, 1 de chá de molho de soja e salsa seca (uso da Chaparral)
Recheio doce:
  • creme de queijo quark (para 3 crepes): 6 colheres de sopa de queijo fresco batido 0% mat. gorda- queijo quark, 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante: mel, agave, adoçante em pó,...
  • morangos ou banana
  • molho de chocolate: 30g de chocolate preto derretido com 30ml de café ou descafeinado quente (pode ser leite ou sumo de laranja ligeiramente aquecido)
Confeção:
Num copo alto (ou no liquidificador) coloquei os ingredientes para os crepes. Triturei com a varinha mágica 1 minuto.
Pus uma frigideira antiaderente ao lume (medio, 6 na minha placa de vitrocerâmica que vai do 0 ao 9). Enquanto aqueceu voltei a triturar mais uma vez.






Untei a frigideira. Podem usar óleo de coco como eu ou manteiga. Não usar gordura em demasia para evitar que a massa escorregue para os lados, apenas untar.
Verti pequenas quantidades da mistura, cerca de 60ml, e deixei cozinhar. Se não ficar redondinho, esperem até estar quase pronto para dar a forma redonda. Esta massa é bastante elástica e molda-se bem quando já está a ficar pronta do 1º lado.
Quando o lado virado para mim já está cozinhado, não aparenta massa fresca e aparecem pequenas bolhas, virei com a ajuda duma espátula e deixei cozinhar mais alguns minutos. Retirei para um prato.
*Como disse em cima na introdução, o problema aparece ao fim do 3º crepe, pois a massa já mudou de consistência. A linhaça começa a gelatinar e os flocos de aveia a absorver liquido, pelo que é necessário juntar mais leite (cerca de 1/4 de caneca) e voltar a triturar.






Recheei com os ingredientes mencionados na descrição.













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