Bolo de amêndoa e morangos (saudável; sem açúcar nem farinhas refinadas; sem manteiga)




Comprei uma caixinha de meio quilo de morangos para fazer compota, há que aproveitar as promoções dos supermercados para estes miminhos, no entanto, usei apenas uma parte. Por distração deixei os restantes em lugar quente e no dia seguinte estavam "murchitos". Pensei em fazer muffins com eles, mas ainda não tinha sobremesa para o dia e resolvi-me por um bolo.
Ora, o que é que combina na perfeição com morangos? Já sei o que estão a pensar: chocolate, pois está claro! Sem duvida nenhuma que é o par perfeito, mas eu tinha feito mousse de chocolate no dia anterior, pelo que não queria novamente na sobremesa. Escolhi a amêndoa, já que tinha em casa um saco de amêndoa laminada aberto.

O bolo em si não tem nada de novo, a receita é muito idêntica ao de maça que vos mostrei aqui recentemente, apenas precisei de alguns ajustes e neste caso não usei farelo pois queria um bolo mais branquinho.
Está uma delicia, como já é costume nos meus bolos, não é muito doce, a textura é a que nós mais apreciamos cá em casa, fofo mas com alguma humidade, característica fácil de obter quando fazemos bolos com flocos de aveia.


Vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml; forma de 22cm de diâmetro)
  • 1/2 caneca de amêndoas (inteiras com pele ou laminadas ou em palito ou ainda em farinha) + 1/2 caneca de amêndoa laminada para a cobertura
  • 1 caneca de farinha de aveia
  • 1 e 1/2 caneca (mal servida) de flocos de aveia
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 4 ovos 
  • 50ml de azeite
  • 1/2 caneca + 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante á escolha (agave, mel, açúcar de coco, açúcar mascavado, adoçante em pó, geleias ou xaropes adoçantes; usei metade de mel e metade de adoçante em pó stevia)
  • 1 caneca de morangos partidos (cerca de 150g)
  • algumas gotas de sumo de limão (opcional)
Confeção:
Triturei as amêndoas no processador de alimentos até estar numa farinha (usei uma sobra de amêndoas inteiras e o restante de amêndoa laminada). Retirei para uma tigela.
Coloquei no processador de alimentos os flocos de aveia, triturei até estar numa farinha grossa e juntei á amêndoa (podem usar os flocos sem triturar). Acrescentei a farinha de aveia, o fermento, o bicarbonato e o sal. Misturei bem.

Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei com papel vegetal e untei uma forma de fundo amovível.
Parti os morangos e reguei com algumas gotas de sumo de limão.
Á mistura dos secos adicionei os ovos, o azeite, o mel e o adoçante. Bati bem com a batedeira elétrica.
Juntei os morangos e envolvi com uma colher.

Verti sobre a forma. É uma massa densa que escorre com dificuldade. Cobri com amêndoa laminada (acrescentei algumas amêndoas com pele partidas que ainda tinha).
Levei ao forno cerca de 40 minutos (não se esqueçam de espetar um palito para verem se está pronto. Devem faze-lo sempre 5 minutos antes de terminar o tempo e o palito deve sair seco, limpo).
Deixei arrefecer antes de desformar. Polvilhei com 1 colher de chá de farinha de coco e misturada numa de adoçante em pó).
Servi acompanhado com a compota de morango.





Tão simples, tão bom!






0 Comentários