Bolinhos de coco saudáveis ("macaroons" ingleses; sem açúcar nem leite condensado; opção vegan)




Os ilustres estudantes cá de casa pediram um miminho e a mamã não tem como recusar, pois está claro!
Como não quero estragar a dieta nem a saúde deles, fiz uns dos bolinhos que eles mais gostam, que de resto faço imensas vezes: os "macaroOns". Sim, é "macaroOns" com dois "o", só com um "o" são os franceses que de resto só têm em comum a prenuncia do nome.




Estes fantásticos bolinhos de coco são facílimos de fazer e muitíssimo versáteis. Para terem uma ideia, este fim de semana fiz por duas vezes: estes da foto e outra formada que não foi fotografada pois foram para oferecer. Aos que ofereci acrescentei cacau em pó, que também pode ser alfarroba. Já fiz com raspas de lima e de laranja.
Aproveitei que algumas bananas amadureceram demasiado rápido, resultado dos dias quentes que aqueceram a cozinha, e fiz muitos bolinhos de coco.
São apenas 4 ingredientes para uns bolinhos de comer e chorar por mais, fáceis de transportar e perfeitamente aptos aos dias mais quentes.



Para 18 bolinhos vão precisar de:
(medida da caneca é 250ml)
  • 4 claras de ovo ou 120ml de claras pasteurizadas ou 120ml de aquafaba (para versão vegan)
  • 2 colheres de sopa* de ingrediente adoçante a gosto (açúcar de coco, mascavado, mel, agave, adoçante em pó, geleias adoçantes; usei adoçante em pó stevia)
  • 1 banana média madura
  • 1 caneca de coco ralado (100g)
*Se a vossa banana não for doce pode ser necessário uma colher de sopa extra de ingrediente adoçante.

Nota: podem acrescentar cacau ou alfarroba- 2 colheres de sopa; podem dar aroma a lima ou laranja juntando algumas raspas.

Confeção:
Comecei por bater as claras em castelo firme. Quando já estavam quase prontas, adicionei o adoçante e bati mais um pouco.
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
Parti a banana em rodelas e triturei com a varinha mágica para fazer "leite condensado de banana". Juntei-lhe o coco ralado e misturei bem até formar uma massa compacta. Pode ser preciso um pouco mais de coco, dependendo da banana.
Aos poucos envolvi as claras.







Com a ajuda duma colher (pode ser o dispensador de bolas de gelado), fiz pequenos montinhos da massa que obtive. Levei ao forno cerca de 20 minutos (até estarem ligeiramente dourados).
Decorei com 10g de chocolate preto derretido.







Tão simples, tão bom!



4 Comentários

  1. Experimentei hoje. São deliciosos.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, é possível trocar o coco ralado por outro ingrediente? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!
      Não me parece possível fazer bolinhos de coco sem coco. Estes são bolos de coco, provavelmente procura uma receita diferente.

      Eliminar