Bifes de frango com molho cremoso de tomate e espinafres (saudável; feito com iogurte grego)



Se há refeição que não me aborrece comer repetidamente, e acreditem que sou bastante exigente e detesto monotonia, esparguete de curgete com frango em molhos cremosos como este é uma delas. Seja feito com queijo quark, com iogurte grego como neste caso, ou com leite de coco, para mim é uma satisfação comer.

Foi o almoço hoje que, apesar de estar só eu e o meu marido à refeição, fiz a mais. Os meus filhotes partilham do meu gosto e este é um prato que se pode aquecer um pouco no microondas, sem nunca deixar ferver. 
No que diz respeito á confeção, podem usar qualquer tipo de tomate. Mesmo que largue um pouco de liquido, não há qualquer problema. Também podem trocar o iogurte grego por queijo fresco batido 0% matéria gorda (queijo quark) ou leite de coco solido ou cremoso. Se optarem pela ultima hipótese têm de levar ao lume e deixar ferver.
Precisamente ao contrario, o iogurte grego ou o queijo quark não devem ser fervidos, pelo que desliguem o lume antes de os colocar.
Outra atenção que devem ter é na temperatura do lume. Como vão ver, eu não adiciono qualquer liquido e nem é preciso. Se o lume estiver baixo o tomate larga suco suficiente para murchar.
E pronto, é isto, uma refeição deliciosa, feita em muito pouco tempo e com poucas calorias!

Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 2 peitos de frango partidos em bifes
  • tempero para os bifes (usei massa de alho, salsa seca da Chaparral e massa de pimentão da Flor das Hortas)
  • 1 colher de sopa de azeite
Molho:
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de Tempero completo Flor das Hortas que combina alho, cebola, salsa e sal ou podem usar 2 dentes de alho picados, salsa picadinha e sal
  • 100g de tomate (usei tomate cereja; podem usar o que quiserem)
  • 1 colher de chá de mostarda Dijon
  • 2 mãos cheias de espinafres baby
  • 5 colheres de sopa de iogurte grego natural light
Acompanhei com esparguete de curgete salteado em 2 colheres de sopa de azeite e 1 de chá de massa de alho.

Confeção:
Temperei os bifes e reservei no frigorifico durante a manhã.
Comecei pelo acompanhamento. Fiz 3 curgetes em esparguete e salteei em azeite e alho. Passei para uma travessa.
Na mesma frigideira acrescentei mais 1 colher de sopa de azeite e fritei os bifes até dourarem. Coloquei-os em cima do esparguete de curgete.

Ainda na mesma frigideira, coloquei mais 1 colher de sopa de azeite e o tempero completo. Sempre com o lume brando, juntei o tomate e deixei cozinhar até murchar (5 minutos). Adicionei a mostarda, misturei e depois os espinafres. Também deixei que murchassem (mais 5 minutos).
Retirei do lume, acrescentei o iogurte, misturei bem de forma a soltarem-se os sucos agarrados á frigideira e verti em cima dos bifes e esparguete.
Servi de imediato.










Bom apetite!











0 Comentários