Bombons de coco (saudável; sem açúcar; sem leite condensado)



"MacaroOns" ou "macaron", qual é a diferença?
Bom, é com certeza mais do que um simples "O" no nome, é mesmo uma receita bem diferente.
Os "macarons", só com um "o", são uns bolinhos franceses feitos de merengue; já os "macaroons" com dois "o", são uns bolinhos pequenos ingleses que são feitos á base de coco e claras de ovos.
O que fiz aqui foi os macaroons ingleses sem ir ao forno e sem claras, em forma de bombom descoberto. Surgiram no seguimento de outros bombons de coco que partilhei anteriormente e pode ver a receita carregando aqui.
São uma verdadeira tentação e ainda fiz 2 versões: uns simples, apenas de coco; e outros com sabor a morango. Claro que os de morango duram menos, mesmo guardados no frigorifico, convém serem consumidos em dois dias, ainda assim, são ótimos para servir numa festa.
Fica a promessa que em breve farei os "macaroons" de forno e com claras numa versão saudável e sem açúcar.

Para 16 bombons vão precisar de:
  • 80g de chocolate preto (usei 74% cacau)
  • 4 colheres de sopa de leite de coco solido (devem ter a lata no frigorifico á pelo menos 1 dia para que a parte solida se separe da liquida)
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1 caneca (100g) de coco ralado
  • Morangos em pedacinhos se quiserem fazer com sabor a morango
Confeção:
Pus o chocolate a derreter em banho maria.
Numa tigela bati o leite de coco com o mel. Misturei bem o coco ralado até obter uma pasta (dependente do vosso leite de coco, se está mais solido ou mais cremoso, pode ser necessário mais coco.
Optei por fazer 8 simples e 8 com sabor a morango, por isso, a metade da quantidade acrescentei morango partido em pedacinhos.






Com as minhas mãos fiz bolas. Levei-as ao chocolate, apenas na base e coloquei de imediato em papel vegetal. Vai fazer uma espécie de base ao endurecer.
Passei o restante chocolate em fio por cima de cada bola.



O chocolate enrijece muito rapidamente e ficam prontos a comer. Se for para reservar, convém estar no frigorifico.
Tão simples, tão bom!

0 Comentários