Bombons de coco e morango/ lima (saudáveis; sem açúcar; opção vegan)





Os meus preparativos para a pascoa fazem-se com antecedência, bastante antecedência... A verdade é que não costumo passar a pascoa em casa, aproveito para umas mini ferias, o que quer dizer que não preciso de cozinhar para esses dias em que a mesa se enche de iguarias. No entanto, no fim de semana anterior faço de conta que é pascoa para que os meus filhos conheçam as tradições da época. É assim desde que eles são pequenos e começa logo pelo cabrito assado no domingo de Ramos.
Ainda assim, deixo uma pequena mesa posta com algumas guloseimas. Costumo dizer que é para os fantasmas se divertirem enquanto estamos fora. Não é nada de especial e, naturalmente, são coisinhas que não se estragam. Entre eles estão sempre bombons e as bolachas preferidas dos meus filhos, as "Florentines", bolachas de amêndoa italianas que podem ver a receita carregando👉  aqui.
Estes bombons surgiram para uma experiência, que não irá ficar na mesa, mas vou fazer no domingo de ramos para se ir comendo durante a semana até ao dia da viagem.
São facílimos de fazer, muito rápido e económico, uma verdadeira delicia que se come sem pesar.
Os primeiros que fiz foram de morango e entretanto repeti a dose com sabor a lima. Não sei quais gostei mais, os dois têm uma frescura singular e viciante.

Para 16 bombons feitos em formas de miniqueques vão precisar de:
(usei formas de silicone; podem usar de papel)
  • 200g de chocolate preto (usei 75% cacau; podem usar o que quiserem, incluindo de culinária)
  • 4 colheres de sopa de leite de coco sólido (devem ter a lata no frigorifico á pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida)
  • 4 colheres de sopa de mel ou agave
  • 1 caneca (100g) de coco ralado
  • morangos (1 pedaço de morango por bombom) ou 1 lima (raspas e sumo)
Confeção:
Pus o chocolate e derreter em banho maria. Não adicionei nada mas podem adicionar 1 colher de chá de óleo de coco ou azeite.
Numa tigela bati bem o leite de coco (apenas a parte sólida) com o mel. Acrescentei o coco ralado e misturei bem até ter uma pasta.



Entretanto o chocolate está derretido e preenchi as forminhas com cerca de uma colher de chá de chocolate. Com a ajuda da colher, levei o chocolate até aos lados da forma. Coloquei no frigorifico para endurecer (é muito rápido, menos de 5 minutos). Mantive o chocolate que sobrou debaixo da água quente para não começar a endurecer.







Parti os morangos em pedaços.
Para fazer os de lima, retirei a raspa e o sumo a uma lima e misturei no preparado de coco.
Retirei as formas do frigorifico, preenchi com a pasta de coco e coloquei um pedaço de morango.
"Tapei" com cerca de 1 colher de chá de chocolate derretido que tinha ficado.


Para a decoração, usei morango desidrato e coco ralado. Nos de lima usei raspas de lima e coco ralado.
Para fazer morango desidratado, cortei 2 morangos pequenos em fatias. Coloquei em cima de papel de cozinha absorvente e levei ao microondas em posição de descongelar por cerca de 15 minutos (vai depender do vosso microondas, vão parando para ver como está).




Tão simples, tão bom!

0 Comentários