Peito de frango com molho de frutos silvestres




Problema existencial de qualquer mulher: o que fazer para o jantar no dia dos namorados? Sim, nós casadas também fazemos miminhos!!!!! Senão mais vale ficar sozinha....poupava-se imenso...Adiante.
A questão é: dia de trabalho, logo, chega-se a casa tarde e cansada; segundo ponto, não menos importante, é preciso ficar gira! (Desculpem a modéstia, gira é pouco, linda, fantástica, maravilhosa, irresistível,...). E isso não é necessário todos os dias? Ser é, mas quem é que consegue?! 5 horas de sono (6 quando tudo corre bem), roupa no cesto que cresce mais rápido que cogumelos, filhos sempre com testes, e, claro, é preciso comer todos os dias...várias vezes ao dia...
Posto isto, não é fácil mas nós tentamos!

Retomando o dia D de que falava. Como para mim comer fora não é solução, estive em treino para este ano não chegar á hora de jantar a parecer a sopeira. Vou fazer peitos de frango com molho de frutos silvestres que fica pronto em meia hora. Sim, é isso mesmo. Vou acompanhar com uma saladinha mais sofisticada, com aqueles legumes mais raros e o puré vai ser este, de couve flor e millet, mas vai ficar pronto na véspera.
Vamos á receitinha?
Para 3 pessoas vão precisar de:
(se fizerem para mais, 4 por exemplo, apenas precisam de acrescentar mais um pouco de frutos)
  • 3 peitos de frango pequenos (se forem grandes abram ao meio para não ficarem demasiado altos e difíceis de cozinhar por dentro)
  • sal e gengibre para temperar o frango
  • 80 a 100g de frutos silvestres congelados
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 cálice de vinho do Porto ou sumo de laranja se preferirem
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • 1 pau de canela
  • óleo de coco ou azeite para untar a frigideira (usei óleo de coco)

Confeção:
Pus os frutos a descongelar. Acrescentei sumo de limão. Quando já há molho formado, juntei os peitos de frango e deixei marinar 5 minutos para que agarrem a cor vermelha.
Passei-os para a tabua e temperei com sal e gengibre. Aos frutos acrescentei o mel, o vinho do Porto e o pau de canela.




Pus uma frigideira a aquecer com óleo de coco. Não é habitual eu usar, mas neste caso combina melhor o sabor que o azeite e vai ajudar a dar consistência ao molho. Grelhei os peitos de frango, primeiro em lume forte para selarem e dourarem, depois baixei para mínimo para terminar de cozinhar por dentro. Retirei.
Na mesma frigideira adicionei o molho de frutos. Deixei ferver lentamente 5 minutos para que evapore o álcool do vinho do Porto e o molho apure um pouco.
Servi de imediato a carne com o molho por cima.


Acompanhei com puré de couve flor e millet. Podem ver a receita carregando👉aqui   . Fiz uma alteração para ficar mais grosso, juntei apenas 2 colheres de sopa de leite.
Como disse na introdução, esta foi uma primeira experiência e acompanhei com grelos cozidos. Numa próxima vez irei acompanhar com salada.
Bom apetite!




0 Comentários