"Pão" de banana (saudável; "fit"; sem açúcar; sem farinha de trigo)

Fui desafiada a fazer o conhecido por "pão de banana" com menos de 200 kcal por fatia. A ideia era fazer com o mínimo de calorias possível. O que eu fiz foi tentar chegar ao valor do  bolo de curgete, com 150 calorias, e obter um bolo que efetivamente se parece-se com o "banana bread" americano.
O desafio teve como propósito o dia nacional de "banana bread", dia 23 de fevereiro, que se comemora nos Estados Unidos desde 1870.
Não tenho muito a dizer-vos sobre a estratégia que usei, é de resto a que uso habitualmente nos meus bolos. Começando pela gordura, retirei grande parte e substituí por puré de maça. Podem trocar por iogurte grego natural light para conseguirem manter o mesmo nível calórico.
No que diz respeito ao adoçante, não quis usar tâmaras para evitar alterar o sabor característico do bolo. Usei mel e adoçante em pó. Podem usar qualquer adoçante que preferiam, sugiro agave ou outro xarope (geleia) adoçante do género. A contagem das calorias teve em conta o uso exclusivo de mel e, sendo ele um dos mais calóricos da sua categoria, não irão aumentar o valor calórico com outra escolha.
Depois veio a farinha. Entendi usar farinha e flocos de aveia por serem produtos acessíveis a grande maioria das pessoas. Essa é de resto sempre uma preocupação minha. Não me parece nada bem fazer receitas para meia dúzia de portugueses... Tudo o resto são pormenores de confeção que tentei mais uma vez que não alterassem o sabor nem a textura do tradicional.
Antes de ir á receita, gostava de vos dizer o porquê de não ter enriquecido o meu bolo com outros ingredientes. Este bolo fica fantástico com frutos secos, nomeadamente noz picada. É de facto um ingrediente muito saudável, as suas gorduras são ótimas para o nosso bem estar, mas calórico. Todos os frutos secos são calóricos. Da mesma forma, as farinhas feitas de frutos secos também o são. Não estou aqui a pôr em causa se são ou não saudáveis, não vamos confundir as coisas, há muitos ingredientes saudáveis altamente calóricos. O que eu quero salientar é que quando me proponho a reduzir calorias numa receita tenho de escolher ingredientes saudáveis mas não calóricos.
É importante perceber que calorias são energia, sejam elas "boas calorias" ou "más". Essa energia tem de ser consumida pelo organismo, caso contrario dá lugar a gordura e excesso de peso. O "pão" de banana feito com farinha de amêndoa é de facto fantástico, mas fica muito calórico. Sem darmos conta vamos ingerir no lanche as calorias que devíamos ingerir no almoço e nem sequer vamos sentir mais satisfeitos a curto prazo por isso.
Em cada 100g de farinha de amêndoa estão 564 kcal; em cada 100g de farinha de aveia estão 370. Um punhado de noz (50g) tem 327 calorias. Com todos os benefícios que têm para nós, há que saber escolher o momento de ingerir. Se entenderem adiciona-las no vosso bolinho, fazem muito bem. Eu irei com certeza faze-lo da próxima, ressalvado aqui que eu tenho 1,64 m de altura e peso menos de 50kg, ou seja, não posso perder mais peso ou corro o risco de deixarem de me ver de lado😂
O valor exato de calorias por fatia deste bolo vai rondar as 150. Vai depender da vossa forma e naturalmente do numero de fatias que der. Este valor é para 12 fatias.
Aqui o têm, espero que gostem!
Vão precisar de:
(a medida da caneca que usei é de 250ml)
  • 1 caneca de farinha de aveia (ou espelta)
  • 1 caneca de flocos de aveia
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 3 bananas maduras + 1 para a decoração
  • 2 ovos (ou ovos de chia ou de linhaça)
  • 1/2 caneca de puré de maça (ou iogurte grego natural light; para fazer o puré precisam de 1 e 1/2 maças ou 2 pequenas e sumo de meio limão)
  • 1/2 caneca mal servida de mel (100ml) ou adoçante em pó ou açúcar de coco ou mascavado ou qualquer outro tipo de adoçante liquido ou sólido que prefiram (usei 1/4 de mel e 1/4 de adoçante em pó stevia)
  • 3 colheres de sopa de azeite
Confeção:
Liguei o forno a 180ºC. Forrei com papel vegetal e untei uma forma retangular.
Preparei o puré de maça. Fiz o dobro da quantidade que preciso para aqui, porque dá imenso jeito ter puré de maça feito, tem inúmeras utilidades, seja nos bolos para substituir manteiga ou óleo, seja nas minhas papas de aveia ou overnight. Descasquei as maças, cortei em pedaços, coloquei numa taça de ir ao microondas e reguei com sumo de meio limão. Tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 4 minutos. Retirei e triturei com a varinha mágica.
Numa tigela misturei todos os ingredientes secos, á exceção do bicarbonato de sódio (para evitar que comece a reagir antes do tempo).
Num copo alto coloquei 2 bananas e triturei com a varinha mágica. Acrescentei os ovos, o puré de maça, o mel e o azeite. Voltei a triturar com a varinha mágica.


Verti a mistura dos líquidos sobre a dos secos e misturei bem. Esmaguei a 3ª banana com um garfo e juntei ao preparado, bem como o bicarbonato de sódio.
Verti sobre a forma, decorei com banana partida e levei ao forno. O meu esteve perto de 1 hora. Já sabem que depende muito do forno e aqui, principalmente, do tipo de forma. Espetem o palito a partir dos 50 minutos. Retirem só quando sair seco (limpo).
Deixei arrefecer antes de desformar.







Bons lanches!




Comentários

  1. O título da receita diz sem ovos mas depois nos ingredientes tem 2 ovos🤔

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão. Dá para fazer com ovos de linhaça ou chia e eu não mencionei na lista de ingredientes. vou corrigir. Obrigada pela atenção.

      Eliminar

Enviar um comentário