"Muffins" de alfarroba e café (saudável; sem manteiga, farinha de trigo nem açúcar refinado)


E cá ando eu de volta dos muffins outra vez. Não, não sou uma fã deste bolinho, faço muito vezes por ser pratico, versátil nos sabores, ótimo para comer em qualquer hora  do dia. Já reparam que um muffin, por ser pouco doce, se adapta a qualquer refeição? Já repararam que se for feito com os devidos cuidados e uma boa escolha de ingredientes, até um "bebé" pode comer?
Desta vez experimentei uma combinação que eu adoro! Já sabem que tenho uma perdição por café, não é? O curioso é que não bebo café, fico elétrica e muito difícil de aturar..., tem de ser descafeinado. Mas o sabor é o mesmo e eu consolo-me com o descafeinado. Desta vez, em vez de juntar o café ao cacau, juntei á alfarroba. Ora, e porquê se é tão bom café e cacau? Não, não é pela diferença calórica que essa é insignificante (farinha de alfarroba-300kcal; cacau em pó magro- 327kcal), embora haja por aí muitos que fazem querer o contrario. A vantagem é mesmo o facto da alfarroba ajudar bastante na digestão. A alfarroba tem a propriedade de ajudar no metabolismo da gordura, e para além dos inúmeros benefícios que tem, esta é para mim a principal vantagem em relação ao cacau. Também promove a sensação de saciedade mais facilmente que o cacau, muito idêntico á canela. Outra grande vantagem, principalmente para as senhoras da minha idade, são os seus antioxidantes que combatem os radicais livres, desacelerando o envelhecimento das células.
Para 12 muffins vão precisar de:
(a medida da caneca que usei é de 250ml; usei formas de silicone mas podem usar as que quiserem, incluindo de papel)
  • 1 caneca de flocos de aveia finos
  • 1 caneca de farinha de aveia ( ou espelta)
  • 1 e 1/2 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 4 colheres de sopa (rasas) de farinha de alfarroba
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 caneca de açúcar de coco ou mascavado (mal servida)
  • 200ml (1 copo) de café ou descafeinado (usei instantâneo mas podem fazer tipo bica)
  • 3 ovos batidos
  • 4 colheres de sopa de azeite
pepitas de chocolate para decorar.

Confeção:
Comecei por fazer o café para arrefecer um bocadinho até ao momento de utilizar.
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Numa tigela misturei todos os ingredientes secos (9 primeiros ingredientes).
Noutra tigela bati os ovos. Juntei-lhes o café e o azeite e misturei bem até estar homogéneo.
Verti a mistura dos líquidos sobre a dos secos e envolvi bem.




Dividi a mistura por 12 formas, decorei com pepitas de chocolate e levei ao forno 20 minutos. Deixei arrefecer dentro do forno com a porta aberta.




Tão bons...




Comentários

  1. Já fiz uns muito parecidos (que até publiquei uma vez pelo natal) só que nos meus juntava leite em vez de café mas acho a ideia do café genial e da próxima vou experimentar para ver como fica! Outro dia fiz um frasco com o preparado dos muffins (apenas ingredientes secos) e ofereci. Foi uma prenda muito apreciada! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me muito bem! Excelente ideia! Eu tenho de começar a pensar nessas prendas que são tão fáceis e até económicas. Beijinhos!

      Eliminar

Enviar um comentário