Bolo de curgete (saudável; "fit"; versão sem glúten; sem açúcar, manteiga nem farinha de trigo)


Facílimo de fazer, este é um bolo excelente para o pequeno almoço, lanche ou para nos acompanhar nas lancheiras de todos os dias. 


Por influencias estrangeiras, hoje em dia toda gente chama pão a pão doce ou bolos, acho que algumas vezes sem saber bem o porquê...
O pão é feito com uma base de farinha, água e fermento biológico, ou seja, é necessário ocorrer uma fermentação biológica para fazermos pão. Um bolo é feito com uma base de farinha, ovos, adoçante (seja ele qual for) e outros ingredientes que desejarmos, com a presença de uma fermento químico. Nos bolos não promovemos a fermentação biológica.
Podemos acrescentar o que quisermos a um pão, mas ele só será pão se ocorrer fermentação biológica, em que fica  a fermentar tapado com um pano durante algum tempo. Já um bolo, pode ser mais ou menos doce, mas será um bolo se a fermentação for química em que não é necessário levedar.


Esta receita não é minha, fiz algumas adaptações á receita da Amy. Ela, tal como eu, tentou tirar o máximo de calorias ao bolo de forma a torna-lo nutritivo mas pouco calórico.
E por falar em calorias, por acaso sabem quantas calorias tem um bolo de banana, conhecido por pão de banana, mesmo nas suas versões mais simples e saudáveis? Talvez se vão surpreender... Pois pode ultrapassar as 600kcal! Sim, isso mesmo, mais que um hambúrguer "Big Mac" que tem 521 calorias. Ser saudável não é sinonimo de ser menos calórico e para quem está em processo de perda de peso, calorias interessam sim e muito. Calorias é energia e se damos mais energia ao nosso corpo do que as que ele consume, não há perda de peso mas sim aumento.
Podem fazer com farinha sem glúten. As instruções estão na descrição da receita, fica aqui o alerta para a necessidade de colocarem um substituto do glúten que aqui escolhi a farinha de linhaça. Este é portanto ingrediente obrigatório para quem faça com farinha sem glúten.

Uma fatia deste bolo, repartido em 12 fatias, e se for feito com mel, tem no máximo 150 kcal. O que vos parece?
Vão precisar de:
( a capacidade da caneca que usei é de 250ml; a forma é retangular e convém ser pequena)
  • 1 e 1/2 canecas de farinha de aveia ou espelta (ou farinha sem glúten* á escolha, arroz por exemplo)
  • 1/2 caneca de amido de milho ou polvilho doce
  • 1 e 1/2 colher de chá farinha de linhaça (opcional; obrigatório para a opção de farinha sem gluten*)
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 1 curgete pequena ralada(deve render cerca de 1 caneca) e bem espremida num pano de excesso de água
  • 2 claras de ovo
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/2 caneca de iogurte grego natural "light"
  • 1/2 caneca de mel ou qualquer outro adoçante da vossa preferência (eu usei 1/4 de mel e 1/4 de adoçante stevia em pó)
  • 6 colheres de sopa de leite
  • 3 colheres de sopa de pepitas de chocolate
Confeção:
Ralei a curgete coloquei num pano. Apertei bem para que saia o máximo de água possível.
Nota: não usem mais curgete que a indicada. A quantidade de farinha que vos indico não absorve mais humidade e a massa não irá cozer devidamente. Fica aqui uma foto da minha primeira tentativa em que usei 1 e 1/2 curgete. Como podem ver, não cozeu por dentro por ter demasiada humidade.



Foto do bolo feito com curgete a mais. Não cozeu bem por dentro por excesso de humidade.
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei e forrei com papel vegetal uma forma retangular.
Numa tigela misturei os 7 primeiros ingredientes secos. Depois de bem misturados acrescentei a curgete e voltei a misturar.











Noutra tigela bati ligeiramente, com o batedor de varas manual, as claras. É apenas necessário introduzir um pouco de "ar" nas claras, não é para bater em castelo. Acrescentei o iogurte, o azeite, o leite e o mel. Bati até estar uma mistura homogénea.













Verti a mistura de líquidos sobre a de secos. Misturei bem.



Acrescentei as pepitas de chocolate, verti sobre e forma e levei ao forno por 55 minutos. Este tempo pode mudar consoante o tipo de forma. A minha é bastante estreita pelo que é mais difícil de cozer. Espetem o palito ao 50 minutos e vejam quando é que vai limpo.
Deixei arrefecer antes de desformar.











Que delicia!




5 Comentários

  1. Boa tarde. Quero muito experimentar mas sou intolerante à proteina do leite de vaca. Posso substituir o iogurte por outro ingrediente? Qual? Obrigada e adoro as suas receitas!!! ☺ Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode substituir por igual quantidade de puré de maça no caso do iogurte. No caso do leite normal, pode usar um vegetal, o que quiser. Vou indicar-lhe uma receita para ver como fazer o puré de maça de forma rápida e pratica.
      https://panelinhadesabores.blogspot.com/2018/02/pao-de-banana-saudavel-fit-sem-acucar.html
      É só carregar neste link ou ir á receita do pão de banana que publiquei hoje.
      Fico muito feliz que goste das receitas. Boa noite!

      Eliminar
    2. Boa tarde. Fiz e estou mesmo rendida às suas receitas. Tem opções que me permitem variar e super saudáveis. Continue o excelente trabalho. Beijinhos. Margarida

      Eliminar
  2. Boa tarde! Posso fazer com espinafres em vez de curgete? Obrigada

    ResponderEliminar