"Muffins" de maça e canela (saudável; vegan; sem farinha de trigo, manteiga nem açúcar refinado)



E o bolinho de segunda feira, que supostamente era para toda a semana, não chegou a quarta feira! Não, não estou com medo de me ir pesar, embora me pareça que tenho mais umas gramitas..., foi mesmo a família toda que gostou muito e o bolo, literalmente, evaporou!
Hoje, enquanto fiz o almoço, fiz estes "muffins" de maça e canela, vegan, e que se fazem mesmo num instantinho. Ficam deliciosos e resultam duma combinação que eu adoro: maça e canela. Haverá alguém que não gosta de maça e canela?!
Tive um pequeno problema com o tempo, como dá para ver pela foto, deviam ter estado mais uns minutos no forno. Os meus baixaram um bocadinho, resultado de estarem ligeiramente mal cozidos por dentro. Não que estejam mal, eu até gosto assim, é mesmo a questão de baixarem e ficarem menos "pomposos".
Vamos á receitinha que se faz tarde...
Para 7 a 8 muffins vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml; usei formas de silicone mas podem usar as que quiserem, incluindo de papel)
  • 1 caneca de farinha de aveia ou espelta
  • 4 colheres de sopa (não muito cheias) de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 caneca (mal servido) de açúcar de coco ou mascavado
  • 3 maças pequenas
  • sumo de meio limão
  • 2 colheres de sopa de azeite (ou óleo de coco)
  • 1/2 caneca de leite (o que preferirem)
Confeção:
Descasquei e parti as maças em pedacinhos. Coloquei numa tigela de ir ao microondas, reguei com o sumo de limão, tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 5 minutos (sem água).
Retirei e esmaguei com um garfo (podem usar a varinha mágica que até fica melhor).
Também podem cozer a maça num tachinho em lume brando.
Pus o forno a aquecer a 200ºC.


Numa tigela misturei os ingredientes secos: farinha, amido de milho, canela, fermento, bicarbonato, sal e açúcar.
Já com a maça já um pouco arrefecida, juntei-lhe o azeite e o leite. Misturei bem e verti sobre os secos.
Envolvi bem e verti de imediato sobre as formas. Levei ao forno por 15 a 20 minutos.
Como disse em cima, os meus precisavam de mais um pouco de forno. Eu tive 15 minutos, mas aconselho a espetarem um palito e só retirar quando o palito sair seco (limpo).



Uma delicia!!!



0 Comentários