Caldo de galinha com millet (canja com millet- milho painço)

Quem não gosta duma canjinha, quentinha a fumegar no prato e aquela aguinha de sabor único a galinha que aquece o corpo e a alma? É impossível não gostar, certo?
Quando os meus filhos eram pequenos, canja era a sopa preferida deles. Andavam sempre a pedir para fazer. Lembro-me de quando chegava o verão, eu não queria fazer canja até porque faço sempre sopa para 2 dias, e eles insistiam, insistiam. Quando íamos comer fora nunca queriam sopa, diziam que não prestava, só a da mãe é que era boa, mas se houvesse canja, aí já ia.

Mas o que eu fiz não foi uma canja de galinha tradicional, apenas me serviu de inspiração para fazer o meu caldo de galinha.
Eu vez de massa, usei millet e ainda acrescentei cenoura, espinafres e um ingrediente secreto...
Claro que vão saber qual é. Quem não soube foi quem a comeu! É que usei 1 colher de chá de molho pesto, que embora ficasse quase impercetível de sabor, deu-lhe aquele toque de sofisticação numa sopa simples.
Porquê comer millet (milho painço)?
O millet é originário dos continentes Africanos e Asiático e terá sido cultivado pela primeira vez há 6000 anos atrás, sendo assim mais antigo que o arroz.
Este é um cereal isento de glúten, com grande percentagem de fibras (8,5%), proteínas (22%), vitaminas e minerais (ferro, fosforo, magnésio, zinco). É alcalino, de fácil digestão e o seu sabor é algo neutro, o que permite fazer inúmeros pratos.
Aqui no blogue podem ver as mais diversas receitas carregando:

Está convencido? Vamos á receitinha?


Para cerca de 8 sopas vão precisar de:
  • 2 pernas de frango grandes ou galinha (usei 2 pernas de frango do campo)
  • 1 chávena de millet cru
  • 1 cenoura grande ou 2 pequenas
  • 1 mão cheia de espinafres baby
  • 1 colher de chá de molho pesto (opcional)
  • sal
Confeção:
Pus a carne a cozer em água abundante com sal. Quando já tenra, acrescentei as cenouras e retirei a carne para que arrefeça e possa livrar-me de peles, ossos e desfiar. Passadas 4 minutos de estar a ferver novamente, acrescentei o millet lavado. Deixei cozinhar por mais 6 minutos, mexendo insistentemente no 1º minuto para evitar que os grãos se colem.
Retirei do lume, acrescentei o molho pesto, a carne desfiada e os espinafres.
Tapei e deixei repousar alguns minutos antes de servir.








Boas sopas!

Comentários