Bolo de chocolate com cobertura de creme de abacate (vegan, sem glúten)




Não é a primeira vez que faço um bolo de chocolate vegan com cobertura de abacate, e na receita que está disponível aqui no blogue, que podem ver carregando aqui, todo o bolo tem abacate, massa, recheio e cobertura. Apesar de ser delicioso, é um bolo muito grande, calórico e dispendioso. O maior problema dum bolo com estas características é a necessidade de colocar mais ingrediente adoçante para que o bolo fique bom. O abacate é muito bom, muito saudável mas "pede muita companhia" doce nos bolos.
Já repeti a receita que estava no blogue algumas vezes, com pequenas alterações que não mereciam uma nova publicação, mas este mereceu! Ó se mereceu!!!
Na realidade desta vez fiz um bolo muito mais fácil, menos calórico, mais pequeno de tamanho e muito, mesmo muito fácil de fazer.
Para mim que só tenho uma forma do tamanho que escolhi, tive o inconveniente de ter de cozer as duas partes separadamente, mas nada que incomode assim tanto. Há sempre imensa que fazer na cozinha e o forno não precisa que fique a olhar para ele enquanto assar....
O mais interessante neste bolo é mesmo a facilidade de execução em relação á apresentação que tem e que nos permite servi-lo em qualquer circunstância, numa festa mais formal ou familiar. Para fazer este bolo precisei apenas duma colher para misturar os ingredientes e usei a varinha mágica para triturar o abacate, mas podia bem tê-lo feito com um esmagador de batata.

Vão precisar de:
(Medida da caneca que usei é de 250ml; ingredientes para uma forma de 22 ou 24 cm de diâmetro)
Bolo
  • 2 e 1/2 caneca de farinha de aveia ou farinha culinária sem glúten (ou outra farinha que prefiram)
  • 3/4 de caneca de cacau em pó (são 65 a 75g)
  • 1 e 1/4 caneca de açúcar mascavado ou de coco (não dá para substituir por adocicantes líquidos, apenas sólidos)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de café de sal
  • 175 ml de azeite
  • 500 ml de leite
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
Recheio e cobertura:
  • 2 abacates pequenos ou 1 e 1/2 maiores ( os meus tinham 500g os 2 juntos)
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 4 colheres de sopa de geleia de agave ou mel ou adoçante em pó ou outro que preferiram desde que seja se fácil dissolvência
  • 100g de chocolate em tablete (usei 70% cacau; podem usar o que preferirem)
  • 1 colheres de sopa de azeite (opcional)

Confeção:
Pus o forno a aquecer; untei e forrei uma forma de fundo amovível com papel vegetal.
Numa tigela misturei todos os ingredientes secos. Juntei os ingredientes líquidos e voltei a misturar bem.
Verti metade desta mistura sobre a forma e levei ao forno cerca de 20 minutos (espetem o palito ao fim de 15 minutos para ver se está cozido).



Retirei do forno e, como só tenho uma forma deste tamanho, desformei, deixei ficar a metade de bolo já cozida no papel vegetal para ficar com a forma disponível.
Voltei a forrar e untar a forma. Verti a restante massa e levei ao forno para cozer no mesmo tempo.

Para o creme do recheio e cobertura, fiz enquanto a 1ª metade de bolo cozeu para que já esteja mais firme quando for ser usado.
Descasquei os abacates, cortei em pedaços e coloquei num copo alto. Triturei com a varinha mágica até ter um creme lisinho. Acrescentei o cacau, o mel e adoçante (usei 2 colheres de mel e 2 de adoçante em pó) e voltei a triturar para misturar.

Cortei o chocolate em pedaços e coloquei numa tigelinha. Levei ao microondas para derreter cerca de 1 minuto, parando a cada 20 segundos para evitar que ferva. Juntei o azeite e mexi para que fique bem cremoso (não é obrigatório o azeite).
Verti o chocolate derretido sobre o creme de abacate e voltei a triturar apenas para misturar. Reservei no frigorifico.

Quando já tinha ambas as partes do bolo cozidas e frias, coloquei num prato de servir e barrei a 1ª com 1/3 do creme de abacate. Com cuidado e com a ajuda do papel vegetal, porque é um bolo frágil, coloquei em cima a 2ª parte do bolo  e barrei com o restante creme.
Está pronto a servir ou então reservar num local fresco.














2 Comentários

  1. Boa tarde!
    Antes de mais Parabéns pelo blog!
    O peso dos abacates são inteiros com casca? O bolo deve de ser conservado no frigorífico? Dura quantos dias?
    Obrigada
    Andreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa não ter respondido, não recebi qualquer notificação sobre este comentário. Por acaso tive de vir a esta receita e vi. Presumo que já não adianto nada, de qualquer das formas, sim, é o peso total. Reservo no frigorifico se não for consumido nos 2 dias seguintes. Dura cerca de 3 dias sem estar ao calor. Mais uma vez, peço desculpa.

      Eliminar