Bolachas proteicas de chocolate, claras e aveia (saudáveis e "fit")




Nem sempre sabemos o que fazer as claras que sobram. Eu não costumo ter esse problema, o meu é exatamente o contrario: "o que fazer ás gemas". Mas esta semana não foi assim. Fiz o pão de ló cremoso que partilharei aqui no blogue, e sobraram 6 claras. Tive de repetir a receita 2 dias depois porque as minhas fotos não ficaram boas, e sobraram mais 6 claras. Dava para fazer muitas coisas, mas estas bolachinhas ficam fantásticas para oferecer agora no Natal e eu achei que era uma excelente oportunidade para partilhar aqui convosco.
A receita é facílima de fazer e já a tinha feito com aquafaba, água de cozer grão. Hoje foi a vez de a experimentar com claras e ficaram fantásticas.
A cobertura que fiz é opcional e podem fazer outra qualquer. A verdade é que a minha filha Camila é completamente "doida" por manteiga de amendoim, e como é ela a principal consumidora destas bolachas, fiz-lhe o gosto.
Esta é uma receita de bolachas proteica, proteína essa vinda da aveia e das claras, o que faz delas bolachas nutritivas. A manteiga de amendoim acresce-as de boa energia.
Não são "light" pois têm bastante chocolate, mas são "fit", ou seja, perfeitamente adaptadas para quem pratica exercício físico como é o caso da minha filha.


Para fazer 20 bolachas vão precisar de:
(medida da caneca é de 250ml)
  • 120 ml de claras (são claras de cerca de 5 ovos, mas convém medir para ver se têm o suficiente; podem usar a mesma quantidade de aquafaba- água de cozer grão)
  • 3/4 de caneca de farinha de aveia ou flocos de aveia triturados em farinha
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (maizena) ou polvilho doce
  • 1 colher de café de fermento em pó ou bicarbonato de sódio
  • 3 colheres de sopa de adoçante em pó ou mel ou geleia de agave ou açúcar*
  • 140g de chocolate preto (usei 70% cacau mas podem usar outro; sugiro o de culinária sem açúcar)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 10 colheres de café de manteiga de amendoim á temperatura ambiente (opcional)
* Para fazer açúcar fino de açúcar mascavado ou de coco podem tritura-lo no processador de alimentos. Sugiro que provem a vossa massa no fim para ver se está ao vosso gosto no que diz respeito a adoçante.

Confeção:
Comecei por pôr o chocolate a derreter em banho maria. Quando já cremoso, juntei o azeite.
Enquanto o chocolate derreteu, bati as claras em castelo que devem estar no frigorifico para mais facilmente ficarem firmes.

Juntei a farinha de aveia, o amido de milho, o fermento e o adoçante ás claras e envolvi bem esta mistura. Fica uma massa bastante reduzida e até um pouco "elástica".


Entretanto o chocolate já estava pronto e verti-o sobre a massa de claras. Envolvi bem. Assim que começa a arrefecer, o que é de imediato porque a massa está fria, também começa a endurecer a massa.






Liguei o forno a 180ºC e forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
Com uma colher de sopa, dividi a massa em 20 bocados e coloquei no tabuleiro. Com as minhas mãos fiz bolas e com os meus dedos achatei.



Coloquei em cima de cada bolacha meia colher de café de manteiga de amendoim e com um garfo pressionei e dei o feitio que vêm na foto.







Levei ao forno por 8 minutos. Enquanto estão no forno elas vão crescer um pouco e ficar moles, parecem até um pouco "esponjosas". Depois de frias ficam como qualquer "cookie".




Tão boas...



0 Comentários