Tarte de café (vegan; sem glúten; sem açúcar nem manteiga)




Para quem aprecia o aroma e sabor a café, esta tarte é o doce perfeito. Para o fim da refeição, mesmo antes ou a acompanhar o próprio do café, é um prazer comer!

Eu estou neste grupo, e imagino que é bem grande..., adoro café, o aroma, o cheirinho que fica no ar, quente ou frio, não resisto! No entanto não bebo o café propriamente dito, apenas descafeinado. O café faz-me ficar "elétrica" em demasia, na verdade dizem que verdadeiramente insuportável, e como eu própria sinto o sistema nervoso alterado, em grande estado de ansiedade, prefiro mesmo não beber de todo cafeina em nenhuma forma. Há quem diga que o descafeinado é pouco saudável, eu acho que depende do ponto de vista e do problema que cada um tem com a cafeina...


Esta não é a minha primeira experiencia na tarte de café, já fiz uma muito parecida com queijo quark, mas confesso que não ficou o que esperava.

Como adoro a combinação café, chocolate e coco, tentei dar um toque de cada um destes sabores, realçando naturalmente o do café.
Vão precisar de:
(a caneca que usei é de 240ml de capacidade e o tamanho da forma é de 22 cm de diâmetro)
Base
  • 10 a 12 tâmaras secas descaroçadas
  • 1 e 1/2 caneca de flocos de aveia (sem glúten se necessário- á venda em qualquer supermercado)
  • 1 caneca de coco ralado
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
Recheio
  • 200ml de café (ou descafeinado) forte (pode ser tipo bica ou instantâneo)
  • 4 colheres de sopa de polvilho doce (ou amido de milho- maizena, ou araruta)
  • 400ml de leite de coco sólido (1 lata que deve estar no frigorifico á pelo menos 1 dia para que a parte sólida esteja separada da liquida)*
  • 1/2 caneca de adoçante em pó ou geleia de agave ou açúcar de coco ou açúcar mascavado ou mel para uma versão não vegan

Para as decorações:
Trufas de coco
  • 6 tâmaras secas descaroçadas
  • 1/2 caneca de coco ralado
  • 1 colher de chá de cacau em pó
  • 1 colher de chá de manteiga de amendoim
Molho de chocolate
  • 1 colher de sopa de cacau em pó (ou mais se quiserem uma consistência mais sólida)
  • 1 colher de café de mel
  • água que retirei da lata de leite de coco q.b.
Molho de manteiga de amendoim
  • 1 colher de sopa rasa de manteiga de amendoim
  • 1 colher de café de mel
  • água que retirei da lata de leite de coco q.b.
Notas* Antes de passar á descrição da receita, gostava de alertar para as latas de leite de coco que de resto costumam trazer "confusão" a algumas pessoas. As latas de leite de coco devem estar no frigorifico para que a parte sólida se separe da liquida. O que estamos a fazer é a obter a parte mais "gorda" do leite de coco. Acontece que algumas marcas vendem "gato por lebre", tal como acontece com tantos outros produtos que muitas vezes não damos conta, e quando vamos abrir as latas para separar, temos metade da lata com água, ou seja, só metade da lata é que é leite de coco.

Para esta receita, por exemplo, obtive 300ml de leite sólido mais cerca de 100 ml de água que aproveitei para os molhos. Também podem aproveitar para os "smoothie", papas de aveia.

Se a vossa lata der menos quantidade, vão diminuindo na quantidade de café a usar. Por exemplo, se a lata der apenas 250ml de leite de coco sólido, reduzam o café para 175ml. Se a vossa lata der 200ml reduzam para 150ml de café.

Para verem a técnica que utilizo para facilmente separar a parte liquida da sólida, carregar aqui.

Confeção:
Comecei pelo recheio para que arrefeça enquanto se faz a base.
Fiz o café e deixei arrefecer um pouco já num tachinho. Dissolvi no café já morno o polvilho doce (habitualmente uso maizena mas hoje mudei para vos mostrar que é igual), e pus ao lume. Acrescentei a parte sólida do leite de coco e o adoçante e deixei que espessa-se, em lume brando e mexendo de vez em quando para que não agarre. Quando já estava um creme denso, bastante pastoso, deixei arrefecer e fui fazer a base e as bolinhas da decoração.




Para a base, coloquei as tâmaras descaroçadas no processador de alimentos com 2 colheres de sopa de água (não hidratei mas devem faze-lo nem que seja durante o tempo que estão a fazer o recheio). Triturei até ter uma pasta grossa e com muitos pedaços visíveis. Juntei o coco, os flocos de aveia, o cacau e voltei a triturar até ter uma farofa solta. Juntei 3 colheres de sopa ade água, aos poucos e continuei a triturar até ter uma massa que forma uma bola e se agarra ás paredes do processador.
 

Forrei uma forma de fundo amovível com papel vegetal e preenchi o fundo e as bordas com ela, pressionado para que fique bem tapadinha.
Quem não tem processador de alimentos pode triturar as tâmaras hidratadas com a varinha mágica e depois amassar bem com os restantes ingredientes numa tigela.
Verti o recheio sobre a base e levei ao frigorifico (mínimo 4 horas).

Para as trufinhas de coco, triturei as tâmaras num copo alto com 2 colheres de sopa de água com a varinha mágica. Acrescentei os restantes ingredientes e voltei a triturar com a varinha. Pus uma colher de sobremesa de cacau num prato, fiz pequenas bolas com a massa que obtive e passei no cacau.



Para fazer os molhos, misturei os ingredientes numa tigelinha, água da lata de leite de coco aos poucos até estar na consistência desejada.


Uma tentação saudável...



0 Comentários