Salada de quinoa com bacon (de peru), tâmaras e amêndoas do chefe Avillez




Sabem de quem é esta saladinha, sabem? É do chefe José Avillez! É a receita desta semana do jornal Expresso. E querem saber a melhor das novidades? Foi o meu marido que a viu primeiro e, por incrível que pareça, ele olhou duas vezes para ela de uma forma que conseguiu ver o que era! Eu ainda estou em estado de choque, já que o meu marido nem uma torrada sabe fazer (sim, um ovo estralado para ele já é coisa de chefe...). Pois é, o meu marido viu e disse-me: "A receita desta semana do Expresso é ao teu gosto." É claro que eu fui logo ver e fiquei encantada de tal forma, que só não fiz no próprio dia porque já tinha outros planos. Ficou para hoje e é FANTASTICA! Também não se espera menos do chefe Avillez...
Fiz pequenas alterações, só mesmo para adaptar aos ingredientes que tinha em casa. A quinoa que o chefe usou foi a branca e eu usei a tricolor; o meu bacon foi de peru e ele não especificou qual usou, e as minhas amêndoas foram laminadas pois não tinha em casa inteiras peladas. Também alterei ligeiramente quantidades, vistos que cá em casa só eu é que sou passarinho a comer...

Para 4 pessoas vá precisar de:
  • 200g de quinoa branca ou tricolor
  • 100g de bacon (2 fatias cortadas grossas) partido em juliana (usei de peru)
  • 100g de tâmaras secas descaroçadas
  • 80g de amêndoas sem pele cruas, laminadas ou inteiras
  • 2 curgetes médias com casca (cortei em meias luas)
  • 1 colher de chá de massa de alho ou 1 dente de alho picado
  • 1 cebola roxa picadinha
  • azeite q.b.
  • sal q.b.
Confeção:
Eu já tinha a quinoa cozida da refeição do dia anterior. Para o fazer, basta cozer em água a ferver (a água deve ser duas vezes o volume da quinoa) temperada com sal, durante cerca de 15 minutos com o lume médio e o tacho destapado, até ficar sem água e apresentar umas risquinhas brancas. Coloquei a quinoa numa tigela grande.
Numa frigideira grande salteei as rodelas de curgete num fio de azeite e a massa de alho, até que estarem douradas mas tenras (com cor ainda verde vivo), uma camada de cada vez para que cozinham uniformemente. Juntei á quinoa.

Na mesma frigideira, acrescentei o bacon partido em juliana e a amêndoa. Envolvi e juntei as tâmaras paridas em tiras e a cebola picada. Voltei a envolver tudo e quando a amêndoa e o bacon já estavam dourados, juntei á quinoa e curgete.






Reguei tudo com um fio de azeite, temperei com sal, envolvi e servi.


Bom apetite!


2 Comentários

  1. Desculpe a minha ignorância mas hoje mesmo procurei no pingo doce bacon de peru e não encontrei, será que ´é o mesmo que fiambre de peru fumado ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, é mesmo bacon. Eu já comprei inúmeras vezes e só uso mesmo deste. Ainda há pouco tempo esteve em promoção. Ofereciam uma pequena tabua de corte na compra de uma certa quantidade de gramas. Faça esta referencia na loja pingo doce onde vai. É da marca primor. Uma simples pesquisa no Google: "bacon de peru primor" e descobre logo o produto e onde comprar.

      Eliminar