Quinoa na frigideira com peru e grão de bico


Os filhos crescem, passam a ter alguma vida própria, e lá ficamos nós com uns bifes temperados por fazer, porque á ultima da hora um deles diz que não vem almoçar ou jantar... De vez em quando, é assim cá em casa!

Sábado temperei bifes de peru que tinham como destino ser grelhados na segunda, até porque iria chegar a casa bastante tarde. Há ultima da hora, a minha filha diz que não vem comer. Eu, que dispenso comer carne e muitas vezes faço-o para acompanhar toda a família, resolvi também não comer os bifes, pelo que sobraram dois grandes bifes de peru. Não dariam para outra refeição para 3, a não ser que enriquecesse a refeição com outras proteínas, vindas de cereais e leguminosas.
Surgiu assim esta refeição, que conquistou e encantou a família, e a mim ainda mais...Fiz em meia hora, só sujei uma frigideira e ainda cabe na perfeição na minha dieta!
Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 2 bifes grandes de peru ou 3 pequenos
  • 1/2 caneca de quinoa crua
  • 1 lata pequena de grão de bico
  • 2 mãos cheias de espinafres baby
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de pimentão doce
  • 1 fio de azeite
  • 1/2 caldo de galinha magro (tipo Knorr; opcional)
Dica: Podem fazer num tacho largo se precisarem de fazer mais quantidade. Também fica muito bem com uns quadradinhos de tomate ou alguns tomates cereja.

Confeção:
Pus a cebola e o alho a refogar numa frigideira larga com um fio de azeite. Enquanto a cebola amoleceu, parti os bifes em quadradinhos.
Juntei os quadrados de carne á frigideira e salteei um pouco enquanto lavei a quinoa.
Acrescentei a quinoa e 1 caneca de água. Para a quinoa cozer a proporção é de 1:2, ou seja, para cada caneca de quinoa são 2 de água, neste caso 1/2 de quinoa para 1 de água.
Juntei meio caldo de galinha, sem acrescentar nenhum sal porque o caldo já tem, envolvi e deixei cozinhar em lume médio, tapado, por cerca de 10 minutos, até quase não ter água, a quinoa estar pronta e apresentar as risquinhas brancas.


Adicionei o grão de bico, o pimentão doce, voltei a envolver e deixei cozinhar mais 2 minutos apenas para apurar sabor.
 Juntei os espinafres, mexi, desliguei o lume e tapei para que os espinafres murchem.
Servi com salsa picada e rodelas de lima.


Bom apetite!

0 Comentários