Mousse de chocolate e laranja (vegan)




Chocolate e laranja é provavelmente uma das combinações que mais gosto. Na verdade acho que é uma combinação requintada, que tem de ser apreciada devagar, saboreada com tempo na boca. É necessário perder tempo para sentir a maravilha da acidez da laranja com o amargo e doce do chocolate. Mas é exatamente esta "mistura" que me conquista, que me prende à sobremesa como quase nenhuma outra.
Já vos mostrei aqui no blogue uma das minhas tartes preferidas, também ela feita com esta maravilhosa ligação e podem ver a receita aqui, umas magnificas trufas de cacau e laranja com apenas 3 ingredientes que são uma verdadeira tentação e podem ver a receita carregando aqui, uma torta de claras e cacau com curd de laranja e podem ver a receita aqui e também a conhecida mousse de cacau e abacate que faço com laranja e podem ver a receita carregando aqui. Agora foi a vês da mousse. Fiz uma versão vegana, embora possam fazer com claras de ovo. Eu gosto muito de usar a aquafaba (água de cozer grão), porque nem sempre tenho onde usar as gemas de ovos e acabo por deitar fora. Já o grão é uma das leguminosas que mais uso, está presente na nossa alimentação quase diária, daí haver sempre aquafaba no frigorifico.
Também entendi fazer um "xarope" de laranja. Este xarope é muito fácil de fazer e fica lindamente em bolos, nos mais diversos bolos. Qualquer bolo simples regado com este xarope, fica absolutamente fantástico. A melhor parte é que a laranja resultante do xarope também se come, com a casca que já não é amarga, e fica muito boa.  Fica já aqui a promessa que brevemente farei um bolo de laranja em que aplicarei este conceito.

Para 4 tacinhas vão precisar de:
Para o "xarope" de laranja (é opcional e podem trocar por: 60 ml de licor de laranja ou duas colher de sopa de mel diluída em 60 ml de sumo de laranja)
  • 1 laranja cortada em rodelas
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavado ou de coco
  • 60 ml de água
Para a mousse
  • 200g de chocolate preto (podem usar o que quiserem)
  • Sumo de 2 laranjas (depois de retirar o sumo ás duas laranjas completar com água até ter 160 ml; não deve ter mais de 120 ml de sumo para evitar ficar demasiado ácido)
  • 60 ml de "xarope" de laranja ou uma das opções que dei em cima
  • 100 ml de aquafaba que deve estar no frigorifico há pelo menos 6 horas (água de cozer grão - informação sobre aquafaba aqui ou 2 claras de ovos grandes)
Confeção:
Comecei por fazer o xarope de laranja colocando os ingredientes num tachinho e levando ao lume por cerca de meia hora em lume brando (tem de estar a fervilhar).
Pus o chocolate a derreter em banho maria. Enquanto isso, retirei o sumo ás laranjas. Como disse em cima, precisamos de 120 ml de sumo e um total de 160 ml de mistura de sumo com água.
Quando o chocolate já estava bem cremosos, juntei o xarope de laranja. Mexi (é mais fácil com um batedor de varas manual). Juntei a mistura de sumo de laranja e água, aos poucos, e fui misturando bem até ter um creme liquido.




Bati a aquafaba em castelo firme e quando estava a terminar de bater, juntei uma colher de açúcar para que não deslace, tal como se faz para as claras de ovo (não há qualquer diferença entre as claras e a água de cozer grão e este procedimento para que não deslace tem mesmo de ser feito com açúcar).
Aos poucos e envolvendo sempre, verti a mistura de chocolate sobre a aquafaba em espuma. Reservei no frigorifico meia hora antes de passar para taças para que inicie o processo de solidificação (o que acontece se for logo para as taças é que, como a parte do chocolate é muito pesada, vai acumular-se no fundo e em cima vai ficar a espuma). Antes de distribuir pelas taças, voltei a envolver.
Reservei 2 horas no frigorifico até servir.









0 Comentários