Mini Tartes de manteiga de amendoim e chocolate (vegan, sem açúcar e sem glúten)




É a nossa mais receite tentação, para não dizer obsessão... A realidade é que cá em casa mora a fã nº 1 de manteiga de amendoim e quando ela "cheira" uma receita pratica que inclua a sua mais que tudo, já está a manda-la para a mãe... Posto isto, só inundada com receitas com manteiga de amendoim no meu instagram pessoal, vindas da minha queria filha Camila. E como não há manteiga de amendoim sem chocolate nas sobremesas que fixam as atenções da minha filha, esta combinação é uma constante cá me casa.
Ontem, já passava da meia noite, e depois dum serão de sexta feira em casa bem passado no feminino (os homens da casa resolveram deixar-nos a jantar sozinhas...), resolvi ir para a cozinha fazer esta sobremesa, já bem inspirada por tantas que a minha filha me tinha mostrado.
O resultado foi melhor do que eu esperava. Como se tratava duma sobremesa calórica, saudável, sim, mas calórica, entendi fazer em tamanho pequeno, evitando assim a tentação duma fatia maior ou mesmo de cortar outra fatia quando estivesse a servir. Com isto quero dizer que podem fazer em tamanho de tarte, dobrando os ingredientes e usando uma forma de fundo amovível de 22 cm de diâmetro. Eu fiz em formas de silicone para "cupcakes" ,as podem usar as que quiserem, incluindo as de papel. Terão de forra com papel vegetal, caso usem as de queque, ou usar a técnica que usei neste mini cheesecakes e que podem ver carregando  aqui.
Como serrana que sou, já experimentei papéis de nata de queijo da serra da estrela. Estas mini tartes têm a particularidade de me fazer lembrar essa iguaria a que poucas vezes me deixei tentar. Experimentem....as duas...
Para fazer 6 a 8 mini tartes (depende do tamanho que as fizerem), vão precisar de:
Base
  • 8 a 10 tâmaras (80g)
  • 1/2 caneca de nozes ou amêndoas ou cajus ou mistura destes (60g)
  • 1 colher de sopa bem cheia de cacau em pó magro
Recheio
  • 1/2 caneca de manteiga de amendoim
  • 1/2 caneca de leite de coco sólido ( a lata deve estar no frigorifico à pelo menos 8 horas para que a parte sólida se separe da liquida; não desperdiçar a água da lata) ou iogurte grego natural ligeiro para não vegan
  • 1 colher de sopa bem servida de agave ou mel para não vegan (20ml)
"Toppings"
  • 40g de chocolate preto
  • 1 colher de sobremesa de leite de coco e 2 de água da lata de leite de cooc (podem usar só a água) ou leite normal para não vegan
  • Amendoim torrado e picado
Confeção:
Coloquei as tâmaras descaroçadas com a noz no processador de alimentos (não hidratei as tâmaras). Triturei até ter uma massa grossa com pequenos aglomerados. Juntei o cacau e voltei a triturar até estar a agarra ás paredes do processador (caso esteja difícil, juntar 1/2 colher de café de água).
Forrei as formas de silicone de "cupcake" com esta massa, só até meio e reservei no frigorifico enquanto preparei o recheio.


Para o recheio, numa tigela misturei bem os ingredientes.
E mais fácil se usarem um batedor de varas manual ou elétrico. Dividi este creme pelas bases e voltei a reservar no frigorifico enquanto fiz o "topping".


 
Derreti o chocolate no microondas por 50 segundos, parando a cada 20 para evitar que ferva. Quando já estava cremoso, juntei o leite e a água, aos poucos e mexendo sempre, até estar bem cremoso. Com a ajuda duma colher de café, distribuí pelas mini tartes.



 Piquei amendoins e derreti 1 quadrado de chocolate no para decorar.
Reservei no frigorifico, embora possa estar á temperatura ambiente.



Que tentação...

0 Comentários