Millet (milho -painço) com atum e camarão




O millet é originário dos continentes Africanos e Asiático e terá sido cultivado pela primeira vez há 6000 anos atrás, sendo assim mais antigo que o arroz.
Este é um cereal isento de glúten, com grande percentagem de fibras (8,5%), proteínas (22%), vitaminas e minerais (ferro, fosforo, magnésio, zinco).
No que diz respeito á confeção, existem varias formas de o fazer, doce ou salgado, sendo que cozer é a mais fácil e que se adapta a qualquer situação. Podemos fazer apenas como acompanhamento, em substituição do tradicional arroz, ou misturar legumes.
Hoje fiz com curgete, atum e camarão, num salteado de cebola e pimentos.
É uma refeição pratica, económica, leve mas nutritiva, que fica bem em qualquer altura.
Apesar de estarmos só 3 a almoçar, fiz para 4 para colocar na marmita. Esta é outra versatilidade do millet, vistos também se parecer com cuscus.







Outra receita muito prática de millet: Millet com cogumelos e espinafres

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 1 caneca de millet cru
  • 2 dentes de alho + 2 picados para o refogado
  • azeite
  • 1 cebola
  • 1/2 pimento vermelho e 1/2 pimento verde (ou só vermelho)
  • 1 curgete média
  • 3 latas de atum pequenas escorrido (usei atum em água; se usarem em óleo, escorram bem)
  • 1 embalagem de 250g de miolo de camarão congelado
  • salsa q.b.
Confeção:
Comecei por pôr o millet a cozer. Pus um tachinho com 2 chávenas de água ao lume. Noutro tacho maior, coloquei o millet já bem lavado em água corrente ao lume por 2 minutos. A ideia é salteá-lo um pouco no calor para que se solte e evapore a água da lavagem. Juntei a água quente, os 2 dentes de alho e uma pitada de sal. Como a água já estava quente, entrou em fervura quase de imediato, pelo que baixei o lume (4 na minha placa de vitrocerâmica), tapei de deixei cozinhar por 10 minutos. Retirei do lume e mexi para que se solte. Reguei com um fio de azeite. (se ainda tiver água ao fim dos 10 minutos, retirem na mesma do lume que ele incorpora a água rapidamente.






Enquanto o millet cozeu, preparei um refogado de cebola picada, alho picado e pimentos cortados em cubos. Quando já estava mole, adicionei a curgete partida em pequenos pedaços. Deixei que cozinhasse em lume médio/baixo. Não deve estar mais de 10 minutos. A curgete cozinha em 8 minutos tapada, se deixarem muito mais que 10 minutos, ela fica mole. Aqui deixei os 10 minutos porque estava destapada.

Passei o millet para uma caçarola de servir e juntei-lhe o refogado.







Na frigideira onde fiz o refogado, coloquei o camarão congelado a saltear. Enquanto isso, misturei o salteado de curgete no millet, alguma salsa picada e acrescentei o atum.


Finalmente juntei o camarão, envolvi tudo e decorei com mais salsa picada.


 Bom apetite!





0 Comentários