Millet (milho painço) com cogumelos e espinafres




Simples, muito rápido de fazer, muito saudável e excelente para quem está de dieta, é ainda económico. Não há razão nenhuma para não fazer esta refeição, em casa ou no trabalho! É que uma das características do millet é mesmo ficar bem quente ou frio.
Desta receita que vão ver resultaram 2 refeições, uma no prato para mim que comi em casa, e outra na marmita para a minha filha Camila que comeu no colégio.
Escusado será de dizer que também faço ao fim de semana para o meu filho Zé Pedro levar para a faculdade. É que nem sempre é fácil preparar tantas refeições ao domingo á tarde e a prioridade é mesmo enviar refeições saudáveis e completas que possam facilmente ser transportadas.
 Carregando aqui podem ver mais um exemplo de como preparar uma refeição prática com millet (millet com atum e camarão) e também informação nutricional sobre este fantástico cereal.

Para 2 pessoas vão precisar de:
  • 1/2 caneca de millet cru*
  • 1 fio de azeite
  • 1 dente de alho
  • meia fatia cortada grossa e em cubinhos de bacon de peru (é opcional mas dá mais sabor e acrescenta proteína)
  • 1 lata média de cogumelos laminados
  • 2 mãos cheias de espinafres baby
  • sal e ervas aromáticas (usei orégãos e tomilho)
*Nota: a proporção com que cozo o millet em água é de 1:2, ou seja, por cada caneca de millet são 2 de água. Confeciono cerca de 1/4 de caneca de millet cru por pessoa.
Confeção:
Pus o millet num passador e lavei em água corrente. Pus um tachinho ao lume. Passei o millet para o tachinho e salteei por 2 minutos (a finalidade é solta-lo, dourar ligeiramente e evaporar a água de lavagem). Reguei com um fio de azeite, juntei o alho cortado ao meio e salteei mais 1 minuto.
Adicionei 1 caneca de água*, o bacon, os cogumelos e assim que começou a ferver, baixei o lume, tapei de deixei cozinhar por cerca de 10 minutos, até quase toda a água estar evaporada e o millet apresentar já estar cozido.



 

Juntei os espinafres, envolvo bem, desliguei o lume e tapei para que os espinafres murchem e o millet termine de absorver a água ainda existente.

Está pronto! Bom apetite!


0 Comentários