Hambúrgueres de brócolos




Segunda feira é sempre dia complicado para as minhas refeições, ou há sobras de domingo, o que ultimamente te sido raro, ou me esqueço de pôr alguma coisa a descongelar, o que é habitual, ou não sei mesmo o que fazer de tão saturada estou da cozinha depois do fim de semana.
Esta segunda feira não foi exceção, e foram mesmo as 3 hipóteses que aconteceram!
Tinha comprado brócolos (em quantidade!!) no fim de semana, estavam em promoção num dos supermercados nacionais conhecidos, e tinham como destino o habitual: acompanhamentos, sopas.
Esta receita já estava debaixo de olho á algum tempo e foi a decisão certa faze-la ontem. É que só estava eu e o meu marido a almoçar, não me deu trabalho nenhum nem demorou muito tempo, até porque não é necessário cozer os brócolos, basta colocar tudo no processador de alimentos e já está.
Nem tudo me correu bem, não que estivesse mau, mas os ovos passaram um bocadinho do ponto. Os ovos "poche" requerem atenção no tempo, coisa que ás vezes me falta...Ou é a pôr a mesa, ou a tirar qualquer coisa do forno, enfim, uma distração e é a morte do artista. Ontem foi mesmo a tirar as fotos aos hambúrgueres que me distraí.
Fica a receita dos hambúrgueres e a sugestão de acompanhamento, a receita dos ovos, para quem ainda não conhece, vai ficar para uma próxima que saiam melhor.

Vão precisar de: (rende 7 a 8)
  • 1 flor de brócolos com cerca de 500g pesada com o pé
  • 2 ovos médios ou 1 grande
  • 1/2 cebola
  • 2 colheres de chá de massa de alho ou alho em pó
  • 1/2 caneca de queijo ralado (usei parmesão)
  • 1/2 caneca de farinha aveia (ou outra que preferirem)
  • 1 pitadinha de sal (pouco porque o queijo já tem sal)
  • 1 fio de azeite ou spray de cozinha
Acompanhamentos:
  • 4 fatias finas de bacon de peru
  • 2 ovos cozinhados à "poche"

Confeção:
Pus o forno a aquecer a 200ºC. Podem fazer num frigideira antiaderente untada com 1 fio de azeite.
Cortei os brócolos em flores e descartei-me de talos mais grossos. Coloquei no processador de alimentos e triturei.

Acrescentei os restantes ingredientes, á exceção do azeite. Voltei a triturar até estar numa pasta.
Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal, fiz bolas com a minha mão e coloquei no papel vegetal. Dei a forma de hamburger. Pincelei com azeite (ou podem pulverizar com spray de cozinha) e levei ao forno cerca de meia hora, até estar ligeiramente tostado.




Para os acompanhamentos, tostei o bacon numa frigideira antiaderente.
Coloquei um tacho com água ao lume. Quando estava a ferver, retirei do lume e quando deixou de fervilhar (não pode haver "bolhas" ou qualquer movimentação na água), coloquei os ovos, um a um. Tapei e deixei que cozinhassem por 7 minutos (como disse em cima, os meus ficaram mais porque acabei por me distrair a tirar as fotos aos hambúrgueres). Retirei com uma escumadeira.




Bom apetite!



0 Comentários