Bolo mousse de chocolate (vegan; sem açúcar; sem glúten; recheio de batata doce)




Pergunto-me a mim mesma se haverá alguém que não goste de bolo mousse de chocolate. Provavelmente não será fácil de encontrar.
Esta é uma versão muito mais que saudável, é uma feita integralmente com ingredientes naturais, quase sem gordura, que pode ser sem glúten se tiverem o cuidado de na base escolher flocos sem glúten ou optar por outra base, por exemplo esta aqui.
Quando fiz esta Tarte-de-diospiro-com-recheio-de-batata doce ,logo pensei em misturar cacau e fazer um bolo baseado nessa ideia. Também já tenho feito mousse de chocolate com batata doce, mas uso a de polpa laranja. Estes dois conceitos reunidos e depois de ter encontrado numa página vegan que sigo exatamente esta ideia, enchi-me de vontade de experimentar nesse mesmo dia. Entretanto já fiz uma segunda vez, num dia que tinha convidados cá em casa, que apesar de não estarem ainda habituados a este tipo de alimentação, gostaram e ficaram espantados quando lhes disse os ingredientes.

Vão precisar de:
(capacidade da caneca que usei é de 240ml)
Base
  • 2 canecas de flocos de aveia (sem glúten se for necessário)
  • 10 tâmaras descaroçadas e hidratadas*
  • 5 colheres de sopa de cacau
  • 4 a 5 colheres de sopa da água de demolhar as tâmaras
  • 4 colheres de sopa de azeite (ou óleo de coco)
Recheio
  • 2 batatas doce que completem cerca de 600g
  • 18 a 20 tâmaras descaroçadas e hidratadas*
  • 1 e 1/2 caneca de leite (o que que preferirem)
  • 4 colheres de sopa de cau em pó
* Hidratei as tâmaras todas juntas em 220 ml de água. Nesta receita é importante deixar as tâmaras bastante tempo a hidratar, se possível durante a noite. A razão é simples, como a receita leva leite, que não é doce, nós podemos "substituir" algum leite por água de demolhar tâmaras, que se estiver bastante doce, evita mais uma ou duas tâmaras para adoçar o bolo. Habitualmente hidrato esta quantidade de tâmaras em 150 ml e hoje fiz em 200 para aproveitar este liquido da melhor forma.
Esta quantidade de tâmaras dá mais que 1 embalagem de 200g. Se não quiserem comprar duas ou abrir 2 embalagens, não retirem na base mas sim no recheio e coloquem mel ou geleia de agave (deverá ser necessário 2 a 3 colheres de sopa).


Confeção:
Comecei por descaroçar as tâmaras e pôr a demolhar. Deixei ficar durante a noite.
Lavei as batatas e pus a cozer em água durante cerca de 30 minutos. Retirei e deixei arrefecer enquanto fiz a base.
Pus o forno a aquecer a 180ºC.

Para a base, coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei até estar em meia farinha. Acrescentei os restantes ingredientes (tâmaras retiradas do copo onde estavam a hidratar) e voltei a triturar até estar uma bola grande que se agarra ás paredes do processador.  Também é possível fazer com a varinha mágica. Coloquem todos os ingredientes num copo alto e triturem. Caso esteja a ser difícil, podem pôr mais colher de sopa da água das tâmaras, ou então, triturar as tâmaras até estar num creme e depois amassar com os restantes ingredientes numa tigela.

Coloquei esta massa numa forma de 22 cm de diâmetro forrada com papel vegetal, espalhei e pressionei para fazer a base (sem bordas). Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.






Para o recheio, retirei a pele ás batatas já arrefecidas, coloquei numa tigela e triturei com a varinha mágica até estar num puré fino. Triturei as restantes tâmaras na água com a varinha mágica. Verti o creme de tâmaras sobre o puré de batata doce e mexi. Acrescentei os restantes ingredientes (cacau e leite) e envolvi bem até estar numa mousse idêntica a qualquer mousse de chocolate tradicional.




Verti a mousse sobre a base e levei ao forno por 40 minutos. Não convém ultrapassar este tempo nem a temperatura do forno para que fique no ponto certo. Assim que aparecerem as primeiras "rachas" na zona mais lateral, significa que já está a ferver por dentro e se queremos que fique em mousse, não pode cozer.
Retirei do forno e deixei arrefecer antes de desformar (vai rachar mais ao arrefecer, é normal e não se pode evitar).
Decorei com framboesas, raspas de chocolate e creme de cacau feito com 1 colher de sopa de cacau, 1 de mel e água das latas de leite de coco.

Irresistível...





Comentários

  1. ola. o leite pode ser creme de leite? ou leite de coco? ou mesmo o comum? grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É leite comum. Creme de leite não, que é muito açucarado. Se escolher leite de coco não pode ser sólido.

      Eliminar

Enviar um comentário