Bolo de chocolate e laranja (vegan; sem açúcar)



Esta é uma das combinações que mais adoro! Eu já disse isto aqui no blogue, e mais que uma vez..., mas chocolate e laranja é um sabor inigualável!
Na verdade acho que é uma combinação requintada, que tem de ser apreciada devagar, saboreada com tempo na boca. É necessário perder tempo para sentir a maravilha da acidez da laranja com o amargo e doce do chocolate.

Já vos mostrei aqui no blogue outras receitas com esta fantástica combinação: uma das minhas tartes preferidas, também ela feita com esta maravilhosa ligação e podem ver a receita aqui, umas magnificas trufas de cacau e laranja com apenas 3 ingredientes que são uma verdadeira tentação e podem ver a receita carregando aqui, uma torta de claras e cacau com curd de laranja e podem ver a receita aqui e também a conhecida mousse de cacau e abacate que faço com laranja e podem ver a receita carregando aqui, e ainda a mousse (quase) clássica de chocolate e laranja, numa versão vegan, que podem ver carregando aqui.

Esta receita não é nova por aqui e até vem dum conceito que já tenho feito outras vezes com outros sabores. Esta "base" de bolo, saudável, de massa fofa e húmida, doce mas sem açúcar, suculenta que satisfaz uma pequena fatia, já a fiz em outros bolos, um deles, este Bolo-de-tâmaras-e-aveia, um bolo simples, de apenas 4 ingredientes, mas simples mente maravilhoso. A este bolo, se acrescentarmos cacau e sumo de laranja, sairia algo parecido com o que hoje vos vou dar. Outro exemplo é este Bolo-de-abobora, também ele húmido, suculento e com uma "base idêntica á seguinte.




Hoje fiz uma versão vegan, sem ovos, não porque faça alguma questão de seguir essa dieta, apenas porque tenho usado bastante ovos nas refeições e o meu marido não pode abusar por causa do colesterol. Achei que era melhor reduzir no bolo. Não há diferença quase nenhuma (ou mesmo nenhuma), pelo que é uma escolha de cada um.


Vão precisar de:
(a medida da caneca que usei é de 250ml; usei uma forma pequena de 22 cm de diâmetro; já fiz em forma de bolo inglês e em forma de brownie)
  • 1 caneca de farinha de aveia (ou outra que prefiram)
  • 1/2 caneca de amido de milho (maizena ou araruta ou polvilho doce)
  • 3 colheres de sopa de cacau
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 200g de tâmaras descaroçadas
  • 140 ml de leite
  • 3 colheres de sopa de farinha de linhaça diluída em 6 de água (ou 2 ovos grandes ou 3 ovos pequenos)
  • raspa e sumo de 1 laranja (100 a 120 ml de sumo de laranja)
  • 4 colheres de sopa de azeite
Cobertura:
  • 80g de chocolate preto (meio amargo e sem açúcar)
  • 80 ml de sumo de laranja
Confeção:
Comecei por preparar os ovos de linhaça, colocando num copo a farinha com a água. Reservei por 15 minutos. Enquanto isso, preparei as tâmaras e a raspa e sumo de laranja.
Retirei o caroço ás tâmaras e coloquei a hidratar num copo alto com leite, apenas 5 minutos porque as minhas estavam bastante moles. Se as vossas estiverem muito secas, ponham 150 ml de leite em vez dos 140 e deixem 10 minutos. Retirei a raspa e o sumo a uma laranja. Também preparei a forma, forrando com papel vegetal e untando.
Liguei o forno a 180ºC.
Numa tigela coloquei os secos: farinha de aveia, maizena, cacau, bicarbonato de sódio e sal. Misturei.
Acrescentei aos secos o sumo, o azeite e misturei. Triturei as tâmaras com o leite e juntei. Finalmente adicionei os ovos de linhaça (ou ovos normais se for essa a vossa escolha) e as raspas da laranja.

 
Verti a massa na forma e levei ao forno por 30 (espetem o palito ao fim dos 30 minutos e vejam se está pronto; não deve ser mais que 35 minutos). Lembrem-se que quando um bolo apresenta "rachas", significa que já está a ferver por dentro e isso quer dizer que em poucos minutos está pronto.
Deixei arrefecer antes de desformar.

Para a cobertura, pus o chocolate a derreter em banho maria (pode ser no microondas). Quando já estava cremoso, juntei o sumo de laranja (se o sumo estiver muito frio, ponham uns segundos no microondas). Mexi bem até estar bem fluido.


Este creme é liquido mas endurece rapidamente. O que eu faço é espalhar uma pequena parte enquanto ele ainda está liquido para que seja ligeiramente absorvido pelo bolo. Depois espero que ele inicie a solidificação para fazer a cobertura efetiva.


Uma delicia!




1 Comentários

  1. Adorei este bolo feito com tâmaras, mas em caso de não ter as mesmas gostaria de saber se posso substitui-las por outro tipo de fruta. Grata desde já

    ResponderEliminar