Bolachas de batata doce e chocolate (saudáveis, nutritivas e energéticas; sem açúcar; vegan)




Ideais para os lanchinhos fora de casa, são facílimas de fazer, saudáveis e nutritivas, e ainda estão adequadas para o pré treino, dando toda a energia necessária para um momento de esforço ou para um jejum mais prolongado.


Vão precisar de :
  • 1 caneca de puré de batata doce (são cerca de 2 batatas doce pequenas cozidas e reduzidas a puré)
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 6 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 4 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 4 colheres de sopa de agave (ou mel)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 mão cheia de pepitas de  chocolate
  • 1 mão cheia  de nozes picadas
Confeção:
Pus as batatas a cozer com a pele em água fervente por cerca de 20 minutos. Escorri e deixei arrefecer um pouco para conseguir retirar a pele. Descasquei e coloquei numa tigela. Triturei com a varinha mágica até estar num puré.
Liguei o forno a 180ºC e forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
Acrescentei todos os restantes ingredientes, á exceção das nozes e pepitas de chocolate. Mexi bem.
Juntei as nozes e pepitas e envolvi. Obtive uma massa compacta mas difícil de moldar com a minhas mãos. Acrescentei mais um pouco de farinha até ter uma bola moldável mas não muito dura, porque esta massa tem manteiga que ao arrefecer vai endurecer toda a massa.




Fiz bolas e coloquei no papel vegetal. Com os meus dedos pressionei e dei o formato de bolacha. Levei ao forno por cerca de 30 minutos (as bolachas vão rachar como sinal que está a ferver por dentro e depois é só mais uns minutos).




Irresistíveis!

14 Comentários

  1. Respostas
    1. Bom dia! Ainda bem que gostou. Um destes dias vou fazer com abobora, acho que também vai ficar lindamente. Obrigada!

      Eliminar
  2. Fiz, ficaram deliciosas 😘 obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Que bom que gostou, fico muito contente. Já à algum tempo que não faço, tenho de me dedicar novamente ás bolachas.
      Obrigada eu pela mensagem. Um beijinho!

      Eliminar
  3. Posso substituir a manteiga por outra ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Pode substituir por qualquer manteiga de frutos secos oleaginosos, não há qualquer problema. Também pode usar manteiga normal, apenas o sabor será alterado.

      Eliminar
  4. Vou experimentar!
    Uma questão, não utiliza robô de cozinha(bimby) ?
    Era óptimo ter umas receitas adaptadas. �� Apenas uma sugestão ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não uso bimby, uso um processador de alimentos vulgar. Existem sites especializados para a bimby. É uma questão de procurar. Ainda assim, muitas, mesmo muitas das minhas seguidoras têm bimby e usam-na nas minhas receitas. Elas sabem qual é a posição que têm de pôr. Ainda esta semana nos workshops foi usada a bimby sem qualquer problema. Até para picar frutos secos usaram a bimby apesar de eu preferir fazer com a faca.

      Eliminar
  5. Pepitas de chocolates são dispensaveis. Afinal contem muita gordura. Quem quer comer de forma saudavel deve abandonar esses petisquinhos. Do que adianta estar comendo batata doce super proteica e comer porções de gorduras junto. Compra logo uma barra de chocolate, não adianta colocar 1 ingrediente saudavel para camuflar e de resto guloseimas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Isso é muito calórico.
      E a manteiga de amendoim?
      Super oleosa. Uma colher de sopa tem 94 calorias.

      Eliminar
  6. Boa tarde Sandra como adoçar as bolachas sem ser o mel ou o agave, Stevia dá? Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Gostei! Farei aqui no Brasil de onde te escrevo. Qual o Instagram devo seguir para acompanhar os posts? Obrigada, Martha

    ResponderEliminar
  8. Pode me dizer quantas gramas tem de purê de batata doce?
    Estou querendo fazer mas fiquei com medo de errar no peso da batata doce.

    ResponderEliminar