Bolachas de aveia (vegan; sem açúcar)


Poucos ingredientes, todos saudáveis e naturais, fazem bolachinhas deliciosas, fonte de nutrientes e energia que tanto precisamos naquelas horas do dia em que a refeição demora a chegar.
Para 16 bolachas vão precisar de:
(podem fazer em formato de barritas; não é necessário nenhuma alteração na receita, apenas colocar a massa numa forma tipo "brownie" e levar ao forno 25 minutos)
  • 100g de tâmaras (10 a 12 tâmaras) demolhadas em 200ml de água quente
  • 1 banana grande madura
  • 2 e 3/4 (é uma caneca mal cheia) de caneca de flocos de aveia (usei 2 de flocos finos e 3/4 de flocos grossos)
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • canela em pó q.b. (opcional)
  • 40g de chocolate preto e 2 colheres de café de azeite (usei 70% cacau) para decoração
Confeção:
Pus as tâmaras descaroçadas a demolhar na água quente, num copo alto, por 10 minutos.
Escorri a água (não desperdicem porque serve para adoçar as papas de aveia ou os "overnight de aveia) e juntei a banana partida ás rodelas e o azeite. Triturei tudo com a varinha mágica até ter uma pasta.
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Passei a pasta de banana e tâmaras para uma tigela, adicionei a aveia, o bicarbonato de sódio e a canela. Misturei bem até ter uma massa facilmente moldável (caso esteja muito seca, juntem água de demolhar as tâmaras, aos pouquinhos e não deve ser necessário mais que 1 ou 2 colheres de sopa).

Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal e fiz pequemos "montinhos" com a massa. Dei a forma de bolacha e levei ao forno 20 minutos. As minhas ficaram um bocadinho mais, por distração minha, daí estarem um pouco tostadas demais; não deixem muito tempo porque as bolachas secam muito ao arrefecer.

Derreti o chocolate no microondas por 30 segundos, parando a meio para evitar que ferva. Juntei o azeite e espalhei em fio pelas bolachas.

Deliciosas!

Comentários