Batata doce com quinoa e cogumelos




Começou por ser batata doce com cogumelos no forno e uns espinafres, era esse o plano para o meu almoço e do meu marido, mas, à ultima da hora, a Camila também veio almoçar. Como vou fazer amanhã a receita que o chefe Avilez tem no jornal Expresso desta semana com quinoa, resolvi cozer hoje e já fica pronta para amanhã. Depois foi só fazer uns ovos poche para equilibrar a refeição e ficou absolutamente divinal!





Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 2 batatas doces pequenas
  • 300g de cogumelos grandes
  • 1 colher de chá de alho em pó ou massa de alho ou 1 dente de alho picadinho
  • 1 fio de azeite
  • tomilho, alecrim, orégãos secos e sal para temperar batatas e cogumelos
  • 1/4 de chávena de quinoa (usei tricolor mas pode ser branca)
  • 3 mãos cheias de espinafres baby
  • 3 ovos
Confeção:
Liguei o forno a 180ºC.
Descasquei as batatas e parti aos cubos. Coloquei numa assadeira. Lavei os cogumelos e juntei ás batatas. Temperei com alho, as ervas aromáticas, sal e azeite. Misturei bem para que todas as batatas e cogumelos "apanhem" tempero. Levei ao forno por cerca de meia hora até a batata estar tenra (espetem um garfo, se ele enterrar sem dificuldade, está pronta).


Nesse tempo cozi a quinoa. Como disse em cima, cozi para hoje e amanhã, logo o que vêm na foto é muito mais quantidade. Para fazer a quantidade desta receita, devem cozer a quinoa em água a ferver (a água deve ser duas vezes o volume de quinoa) temperada com sal, durante 15 minutos e com o tacho destapado, até os grãos estarem tenros, a água evaporar.
Só quando desliguei o forno é que fiz os ovos. Coloquei um tacho com água ao lume. Quando estava a ferver, retirei do lume e quando deixou de fervilhar (não pode haver "bolhas" ou qualquer movimentação na água resultante de ferver), coloquei os ovos, um a um. Tapei e deixei que cozinhassem por 5 a 7 minutos (olhem para eles, se toda a envolvente estiver branca, podem tirar). Retirei com uma escumadeira.

Montei os pratos enquanto os ovos cozinharam, colocando uma mão cheia de espinafres no fundo, quinoa por cima, depois batata e cogumelos e finalmente os ovo.

 Bom apetite!



0 Comentários