Pudim de banana com 3 ingredientes (saudável)


Com apenas 3 ingredientes; bananas, tâmaras e manteiga de amendoim, fiz um fantástico pudim para toda a família e adorámos!
Cá em casa parece que anda sempre tudo ao contrário. Compro poucas bananas e desaparecem no mesmo dia, compro mais no dia seguinte e ninguém as come. E pronto, lá ficam elas na fruteira até estarem bem pintadinhas e irem para as sobremesas.
O que vale é que sobremesas não faltam para as fazer e não são só os gelados.

Já em outras receitas vos disse que as bananas trituradas são um "leite condensado natural, e por isso podem ser usadas nas mais diversas sobremesas, onde se inclui os bolos de ir ao forno. Os galados de banana são ótimos, mas os bolos feitos com elas são ainda melhores e muito saudáveis, pois as bananas permitem retirar ou reduzir as quantidades de manteiga ou óleo, ovos e até farinha.
Ficam aqui outras sugestões de sobremesas para fazerem com as vossas bananas maduras. É so carregar para chegar ás receitas.

Cupcakes de coco e banana
Bolo de caneca com 3 ingredientes
Tarte de leite condensado de banana
Mousse de chocolate quinoa
Bolo (barras) vegano de leite condensado
Brownie de chocolate com dupla
Brownie de cacau courgette e banana
Bolo de chocolate e manteiga de amendoim
Bolo de banana e cacau
Gelado de banana e manteiga de amendoim

Para 4 tacinhas (ramequins) vão precisar de:
  • 4 bananas grandes e maduras
  • 8-10 tâmaras (dependendo se são grandes ou pequenas e também da doçura das bananas)
  • 4 colheres de sopa de manteiga de amendoim
Para a decoração:
(Resolvi "exagerar" na decoração no sentido de acrescentar os sabores que na minha opinião melhor combinam com banana: chocolate e amendoim; o pudim se nada é delicioso ou podem optar por apenas 1 das decorações)
  • raspas de chocolate preto
  • amendoim picado grosseiramente
  • molho de cacau feito com 1 colher de sopa de iogurte grego ligeiro natural, 1 colher de chá de mel e outra de cacau em pó. Misturei bem numa tigelinha e juntei leite, ás pinguinhas, até ter a consistência que queria
  • Caramelo de manteiga de amendoim feito com 1 colher de sopa de manteiga de amendoim e 1 colher de café de mel. Misturei bem e juntei leite, também aos poucos, até ter a consistência que queria.

Confeção:
Liguei o forno a 180ºC.
Descasquei e parti as bananas para uma tigela. Acrescentei as tâmaras (sem demolhar) e a manteiga de amendoim (como a normal acabou, uma das colheres é da "crunchy").
Triturei tudo com a varinha mágica até ter um creme macio (podem fazer no processador de alimentos).

 Dividi pelos ramequins e levei ao forno por 35 minutos, até dourar e rachar (quando os bolos apresentam rachas é porque já estão a ferver por dentro).


Deixei arrefecer antes de colocar a decoração.

Tão bom, tão saudável!



Comentários