Peito de frango com presunto e vinho do Porto




Foi o almoço de domingo, num fim de semana em que me sentia especialmente cansada.
O meu filho mais velho, o J. Pedro, tem esta semana as primeiras frequências do semestre, a mais nova está em plena época de testes e eu tenho de me desdobrar entre ajuda-los, fazer as refeições, as compras habituais para a casa, a acrescer de preparar roupa suficiente para o J. Pedro ficar umas semanas seguidas em Lisboa e ainda as marmitas, também em maior quantidade e possíveis de congelar para evitar que vá comer o que não deve...Enfim, tarefas que muitos de vocês com certeza conhecem.
Esta é uma refeição que tem tanto de simples como de sofisticada, pelo sabor incrível que o presunto e o vinho do Porto dão a qualquer prato e foi esta a principal razão da escolha para este domingo.
Muito parecida é esta receita de pernas de frango com presunto que podem ver carregando aqui   E que fica também uma pequena foto.


Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 4 peitos de frango
  • tempero para o frango: usei 1 colher de sobremesa de tempero completo para frango da Flor das Hortas, que combina alho, salsa, pimentão, azeite e sal e uma colher de chá de erva provence e sumo de meio limão; podem temperar como mais gostarem, por exemplo com sal e pimenta é suficiente)
  • 8 folhas de louro
  • 4 fatias de presunto cortado fino e com pouca gordura (podem usar bacon de peru, o dobro da quantidade porque é mais fino, que também não tem gordura e fica muito bem)
  • azeite
  • 1 cálice de vinho do Porto (ou da Madeira ou outro vinho licoroso que prefiram ou ainda um pouco de molho de soja)
Acompanhei com brócolos cozidos e arroz integral seco
Confeção:
Barrei os peitos de frango como tempero que referi e reservei no frigorifico durante a manhã.
Em cima de cada peito de frango coloquei 2 folhas de louro e enrolei uma fatia de presunto (não é necessário colocar palito que elas vão "colar" à carne assim que estiver no lume).


Pus uma frigideira antiaderente ao lume untada com 1 fio de azeite a aquecer. Quando bem quente, coloquei a carne, 2 bifes de cada vez para evitar que a frigideira arrefeça e a carne liberte liquido (a intenção é selar logo bem a carne para que o presunto agarre e fique douradinha).


Quando ambos os lados já estavam douradinhos, acrescentei o vinho do Porto, baixei o lume, tapei e deixei cozinhar cerca de 15 minutos, até o molho reduzir.


Entretanto cozi os brócolos e fiz o arroz.
Servi o frango regado com o molho.


Bom apetite!

0 Comentários