Ovos escalfados em cama de lentilhas




As lentilhas demoram cerca de 20 minutos a cozer e tudo o resto demora outros 20, o que quer dizer que se tiver as lentilhas já cozidas, em menos de meia hora tem uma refeição muito saudável e nutricionalmente equilibrada pronta para toda a família!
Porquê comer lentilhas? As lenteinhas são uma leguminosa, tal como o grão ou o feijão. São muito nutritivas, ricas em fibras, ferro e o melhor de tudo, são uma excelente fonte de proteína!   Ao contrario dos seus pares, são muito fáceis e rápidas de cozinhar, não precisam de demolhar e fazem pratos deliciosos e coloridos, até porque existem em várias cores, verdes, vermelhas, marrons e pretas.

Eu considero que há alguns cuidados a ter para a sua cozedura ficar perfeitas, nada de complicado, apenas o controle da cozedura e estar destapado. Na descrição da receita explicarei melhor.
Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 250g de lentilhas verdes (ou as que preferirem) secas
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 fio de azeite
  • 1/2 lata de tomate em pedaços
  • 1 cenoura cortada em meias luas
  • 1/4 de pimento vermelho partido em cubos
  • 1 colher de chá de cominhos secos
  • 1 colher de chá de tomilho seco
  • 1 mão cheia de espinafres baby
  • 4 ovos (ou os que quiserem)
  • tomates cereja e salsa picada para o acabamento
Confeção
Para cozer as lentilhas:
Comecei por cozer as lentilhas e optei por faze-lo à noite que tenho mais tempo. Apesar de serem rápidas a cozer, fiz esta refeição ao almoço.
Pus um tacho ao lume com água temperada com sal. Eu não meço a quantidade de água que ponho, apenas me certifico que tem mais do dobro da quantidade de lentilhas que vou cozer, ou seja, se vou cozer 1 caneca ponho pelo menos 2 e meia canecas de água.
Enquanto a água levantou fervura, lavei bem as lentilhas em água corrente, num passador. O importante é mesmo lavarem bem as lentilhas que têm bastante pó mesmo sendo de uma boa marca. Passei também a mão entre elas para ver se há alguma imperfeita.
Quando a água já fervia, adicionei as lentilhas. A água pára naturalmente de ferver e eu mantive o lume no máximo até voltar a entrar em fervura. Nessa altura reduzi para médio e deixei destapado. As lentilhas devem cozer lentamente, a água deve estar em ebulição mas muito pouco, num borbulhar muito leve. Na minha placa de vitrocerâmica é no 6, num tacho grande e a cozer cerca de 400g. Se estiver a cozer menos e num tacho menor é no 5. Cozeram cerca de 20 minutos. Se estiverem com duvidas se estão prontas, tirem duas ou três e provem ou pressionem com a vossa mão para ver se estão cozidas. O tempo não varia muito e não convém que fiquem demasiado cozidas.
Escorrias das restante água e reservei.




Para fazer a receita:
Numa frigideira larga e alta, coloquei a cebola e o alho a refogar em azeite. Quando a cebola estava mole, acrescentei o tomate, os temperos (sal, cominhos e tomilho), depois a cenoura cortada, um pouco de água e deixei cozinhar um pouco em lume médio e tapado até a cenoura estar tenra. Juntei o pimento a meio desse tempo.


Adicionei as lentilhas, envolvi tudo e tapei e deixei cozinhar apenas alguns minutos para que "apanhem" o sabor.
Juntei os espinafres e tapei novamente para que "murchem" rapidamente (são 2 minutos).
Decorei com tomates cereja e abri espaços entre eles para introduzir os ovos.
Postos todos os ovos, voltei a tapar e deixar que cozinhem em lume médio.
Terminei com salsa picada.



Bom apetite!









0 Comentários