Mousse de chocolate com 3 ingredientes (vegan)


Esta foi a sobremesa que fiz para o almoço no dia em a que a minha filha Camila fez 16 anos.
A Camila é uma fã incondicional dum estilo de vida saudável e de chocolate, e fez os seus 16 anos num dia de semana, o que quer dizer que eu não tinha tempo para fazer um almoço muito requintado. Por outro lado também era dia de escola para ela, e a festa foi adiada para o fim de semana. A escolha desta mousse para sobremesa foi por ser muito rápida, saudável e ela adora....

É uma mousse de chocolate extraordinariamente cremosa e macia, sem açúcar, sem ovos, sem manteiga, com apenas 3 ingredientes (tâmaras, leite e chocolate), tudo isto num instantinho e só com a varinha mágica!
Fiz esta fabulosa mousse vegana de manhã, enquanto o meu marido foi levar a aniversariante ao colégio e na hora do almoço estava pronta para surpreender.
Para 4 taças vão precisar de:
  • 200g de tâmaras
  • 200g de chocolate preto (usei 70% cacau mas podem usar o de culinária ou vegan para quem siga essa dieta)
  • 360ml de leite (também podem usar o leite que quiserem, vegetal ou não)

Confeção:
Pus as tâmaras descaroçadas a amolecer num copo alto em metade do leite (no mínimo 15 minutos, no entanto, quanto mais tempo tiver, mais macias ficam e menos tempo demora a ficar cremoso quando estamos a triturar).
Pus o chocolate a derreter em banho maria (pode ser no microondas).
Triturei as tâmaras com o leite até ter um creme liso. Juntei o restante leite e voltei a triturar só para misturar bem. Acrescentei o chocolate bem derretido e voltei a triturar, mais uma vez só para misturar bem. Verti para tigelinhas e reservei no frigorifico.
Decorei com noz picada e raspas de chocolate.












Tão simples, tão saudável, tão bom!

Comentários

  1. Bom dia!
    Em vez de usar as tâmaras é possível usar pasta de tâmaras? Caso seja possível, a quantidade é na mesma os 200g?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não conheço o produto, não lhe sei responder. Se essa pasta for apenas tâmaras trituradas, pode com certeza, mas também não lhe sei dizer quantidades.

      Eliminar
  2. Boa tarde,
    A quantidade dos ingredientes só dá para três taças?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, 3 taças grandinhas ou 4 mais pequenas. Este tipo de sobremesa não é para comer grande quantidade. É saudável mas calórica. Ao contrario duma mousse tradicional, aqui não há claras para fazer volume, logo, todo ele é calorias. Eu já experimentei juntar claras em castelo, não fica mal, mas não tem esta textura que aqui vê, como é obvio.

      Eliminar

Enviar um comentário