Lombo assado com diospiros e maça




Foi o almoço de domingo, num fim de semana quente de outono.
E num fim de semana assim o que é que apetece? Ir passear, pois está claro! Para poder ir passear não podemos estar muito tempo de volta da cozinha e do almoço, e se possível até convém deixar o almoço adiantado da véspera.
Foi mesmo por esta razão que optei por este lombo para o meu almoço. Não é necessário fazer marinada, temperei e pus a assar de imediato, á noite. De manha só tive de saltear as frutas no molho que se formou e servir.
Fiz o lombo no forno mas podem fazer numa panela como este aqui . Fica maravilhoso.
Também podem fazer as frutas assadas no forno com o lombo, só terão de as retirar 15 minutos depois de as colocarem e deixar o lombo terminar de assar.
Outras receitas de lombo de porco muito fáceis de fazer e que não necessitam de marinada:
Lombo-assado-com-especiarias
Lombo-de-porco-com-molho-de-uvas
Lombinhos-de-porco-ao-vinho-do-porto
Lombo-de-porco-com-molho-hoisin

Para 6 pessoas vão precisar de:
  • 1,2kg de lombo de porco sem gordura
  • 1 colher de sopa de mostarda (usei Dijon)
  • 1 colher de sopa de mistura de ervas aromáticas para carne (usei uma mistura que combina alecrim, tomilho, orégãos, estragão, manjerona)
  • sumo de 1 limão
  • 1 pitada de sal
  • 3 diospiros maça pequenos
  • 3 maças pequenas
  • 1 mão cheia de passas de uva
  • espinafres baby q.b.
 Confeção:
Pus o forno a aquecer a 200ºC*.
Limpei a carne de algumas gorduras que ainda tinha (é importante estar bem limpinha porque vamos aproveitar o molho da assadura!!). Esfreguei com a mostarda, as ervas aromáticas, uma pitada de sal e sumo de limão. Tapei com folha de alumínio e levei ao forno durante cerca de 1 hora. Desliguei e mantive lá a assadeira (como disse em cima, fiz á noite para servir ao almoço, pelo que deixei a assadeira dentro do forno durante a noite).
*Se não quiser ligar o forno, pode fazer o lombo cozido numa panela. Veja como carregando aqui

No dia seguinte, cortei as frutas aos gomos. Pus uma frigideira antiaderente a aquecer. Quando quente, coloquei as frutas partidas e uma concha do molho que se formou na assadura da carne. Fui deixando cozinhar as frutas e acrescentando molho da assadura conforme necessário, sempre em lume médio-alto. São cerca de 15 minutos até a maça "quebrar". Não é para ficar desfeita, apenas macia. Juntei as passas 2 minutos antes de desligar o lume.
*Se optar pela hipótese de cozer o lombo na panela, depois de o alourar na frigideira, retire e ponha lá a fruta. Vá regando com a água de o cozer. Pode acrescentar uma colher de sobremesa de mostarda ao molho.

Fatiei o lombo e pus numa travessa. Coloquei espinafres em redor, espalhei os diospiros e as maças em volta e reguei tudo com o molho e as passas.


 Bom apetite!

0 Comentários