Couves de bruxelas e maça salteadas em bacon de peru com ovos "estrelados"




Segunda feira é habitual ser dia de comer sobras ao almoço. Não foi o caso de hoje. Ontem fiz uma refeição que não deixa sobras, o que me levou a ter de cozinhar para o almoço de segunda. Como não estava com grande disposição, até porque a noite tinha sido muito mal dormida...., e só estava eu e o meu marido a almoçar, foi inventar uma refeição rápida. Ficou simplesmente fantástico!
Para 2 pessoas vão precisar de:
  • 2 fatias de bacon de peru pequenas cortadas em cubos
  • 500g de couves de bruxelas (usei das congeladas)
  • 2 maças pequenas cortadas em cubos
  • 1 fio de azeite
  • 1 colher de café de pasta de alho ou 1 dente de alho picadinho
  • vinagre balsâmico (é opcional, podem não pôr nada ou substituir por molho de soja)
  • 2 ovos
Confeção:
Pus as couves a descongelar. Parti as fatias de bacon em cubinhos.
Pus uma frigideira antiaderente ao lume. Quando quente, coloquei o bacon a saltear em lume médio. O bacon de peru não larga gordura, pelo que se o lume estiver muito alto, queima sem dourar.
Enquanto isso, parti as couves (ainda meias congeladas) ao meio. Acrescentei-as ao bacon já dourado com um fio de azeite e o alho. Deixei que as couves cozinhassem durante uns 10 minutos.

Parti a maça aos cubos e juntei ás couves. Reguei com um fio de vinagre balsâmico e deixei cozinhar só enquanto fiz os ovos.

Para os ovos usei a técnica da pelicula aderente para dar o efeito estrelado, cozendo em água. Podem ver receita e fotos carregando aqui.

Servi assim que os ovos ficaram prontos (são poucos minutos) e decorei com salsa.
Nota: Não usei sal na confeção da refeição. É importante saber que o bacon de peru é saudável, tem muito pouca gordura, mas é salgado como qualquer outro bacon, pelo que, se querem a vossa refeição equilibrada, não devem acrescentar mais sal nenhum.

Bom apetite!





0 Comentários