Tarte de chocolate com base de "macaroons" (saudável; feita com aquafaba)




A base foi feita com uma receita de "macaroOn" e não de "macaron"! Qual é a diferença? Bom, é com certeza mais do que um simples "O" no nome, é mesmo uma receita bem diferente.
Os "macarons", só com um "o", são uns bolinhos franceses feitos de merengue; já os "macaroons" com dois "o", são uns bolinhos pequenos ingleses que são feitos á base de coco e claras de ovos.
A base desta tarte foi feita com a receita de "macaroons", numa versão sem açúcar e em vez de claras de ovo, usei a "aquafaba", água de cozer grão, que substitui as claras de ovo para os intolerantes aos ovos, para quem pratica uma dieta vegana ou para quem como eu apenas quer aproveitar a água do grão em vez de consumir as claras dos ovos e depois não ter onde utilizar as gemas.
Para verem mais informações sobre a "aquafaba" carregar aqui.
Outras receitas feitas com a aquafaba: Mousse de chocolate com aquabafa; Mousse de coco "light" com cobertura de chocolate preto; Mousse de lima (saudável; sem açúcar refinado, natas ou leite condensado); Mousse de Manga (com sumo de lima) saudável (sem: açúcar, natas, ovos, leite condensado); Mousse de morangos saudável ( sem natas, leite condensado nem açúcar); Mousse de chocolate com queijo quark; Mousse de chocolate saudável (sem açúcar, manteiga nem gema de ovo).
O recheio não podia ter sido outro nem mais simples. Se há sabores que combinam na perfeição são chocolate e coco.
Vão precisar de:
Base
  • 120ml de aquafaba (água de cozer grão) ou 4 a 5 claras de ovo, dependendo se os ovos são grandes ou médios
  • 2 canecas de coco ralado mal servidas 
  • 1/4 de caneca de mel
Recheio
  • 280g de chocolate meio amargo (usei chocolate de culinária)
  • 1 caneca de leite de coco sólido (que deve estar no frigorifico para que a parte sólida esteja separada da liquida)
Nota:
A minha tarte ficou com a base um bocadinho seca. Não se preocupem que não vos vai acontecer o mesmo. Eu apenas coloquei um restinho de coco que estava na embalagem e acabou por ser a mais. A quantidade indicada é a certa.
 Confeção:
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei uma forma de fundo amovível média com papel vegetal.
Comecei por bater a aquafaba em castelo firme, exatamente como as claras de ovo, não há nenhuma diferença (a aquafaba, tal como as claras de ovos, deve estar no frigorifico para ficar em espuma mais rapidamente).

Juntei o mel e o coco e envolvi bem. Verti o preparado e pressionei sobre a base e os lados da forma de forma a fazer a base da tarte.



Sobrou-me um bocadinho que pus numa outra forma para tostar e decorar. Podem fazer pequenos bolinhos, do tamanho de uma trufa, que são os "macaroons".
Levei ao forno por 20 minutos (até estar dourada).
Retirei e deixei arrefecer.
Enquanto isso fiz o recheio. Parti o chocolate em pedaços e pus a derreter em banho maria.
Abri a lata de leite de coco, com a minha técnica já habitual, virá-la ao contrario e abrir com um abre latas tradicional. Desta forma separo logo o liquido da parte sólida e uso todo o conteúdo da lata sem preocupação.


Quando o chocolate já estava derretido, juntei o leite de coco e envolvi bem.
Verti sobre a base e reservei no frigorifico (mínimo 3 horas; o ideal é ficar durante a noite).







Desformei e decorei com o preparado da base que me tinha sobrado que entretanto tinha posto a dourar no forno.







0 Comentários