"Cupcakes" de coco e banana



 Uma versão saudável de "cupcake" que mantem a sua textura fofa e leve que tão bem caracteriza estes pequenos bolos individuais, sem perder em nada o sabor.

Estão a ver aquelas bananas já todas pintadinhas, ótimas e doces, mas que os filhotes olham para elas e torcem o nariz? Normalmente congelo para os gelados e sobremesas mas neste momento tenho 2 sacos de banana no congelador e não queria pôr mais. Por outro lado tinha 5 neste estado. Ontem já tinha consumido uma num bolinho de caneca que fiz para mim, com manteiga de amendoim e cacau (podem ver a receita carregando aqui) e hoje resolvi fazer estes. Esta receita é facílima e super rápida, fiz enquanto a panela da sopa levantou fervura, e ainda resolvi fazer metade no forno e outra metade no microondas para testar o tempo. Correu muito bem, as duas versões são ótimas, a única diferença é mesmo o aspeto exterior, mais apelativo os que saem do forno.
Para finalizar, era suposto fazer um "chantilly" de leite de coco com canela que acho que combina lindamente neste sabor. Como estava em dia de experiências, resolvi fazer com queijo quark. Para além de menos calórico, não necessita de ser batido com batedeira, bastando misturar o queijo com canela e mel ou adoçante em pó. Também pode ser feito com queijo creme, já fiz noutras receitas e fica lindamente.
Receita para 1 cupcake (1 ramequim):
  • 1/2 banana bem maduras esmagada
  • 1 colher de sobremesa de mel (se as bananas estiverem bem maduras e doces como as minhas, caso contrario pode ser preciso mais um bocadinho)
  • 1/4 de caneca de farinha de aveia
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de coco ralado
Para a cobertura:
  • 1 colher de sopa queijo quark (ou queijo creme ou leite de coco batido)
  • 1 colher de chá de mel ou adoçante em pó
  • 1 colher de chá de canela
Como disse em cima e está na foto, eu fiz 8. Podem fazer os que quiserem, em ramequins, chávenas ou formas de "cupcake" devidamente untadas, basta multiplicarem os ingredientes.
Confeção:
Liguei o forno a 180ª (apenas é necessário para se quiserem fazer no forno; como disse em cima, fiz 4 no forno e 4 no microondas)
Numa tigela esmaguei as bananas com um garfo. Acrescentei os restantes ingredientes e misturei bem.
Dividi a massa pelos ramequins que não devem ficar cheios porque vão crescer.





Os que foram ao forno estiveram 15 minutos (se o forno ainda não estiver bem quente, deixem até aos 18 minutos) e os do microondas estiveram 2 minutos cada um (o meu microondas não é muito potente; para se regularem, uma chávena de leite à temperatura ambiente precisa de um minuto para aquecer no meu microondas)

Entretanto fiz a cobertura misturando os ingredientes numa tigelinha. Reservei no frigorifico até os bolos estarem totalmente rios.
Coloquei o creme da cobertura na seringa e decorei.

Delicias saudáveis!


0 Comentários