Bacalhau com grão no forno






Quem me conhece já sabe que sou pouco dada a cozidos e grelhados. Eu preciso de comida com sabor! Para além disso, olho pela minha "linha" e não me acredito em dietas de cozidos e grelhados. Facilmente são abandonadas ou quebradas. Com isto não quero dizer que não goste de bacalhau cozido com grão. Gosto e muito! Mas os meus filhos torcem o nariz. Assim que lhes vem o cheiro a bacalhau cozido, já estão a reclamar. Nada que não se resolva. Faço o bacalhau co grão no forno, com um tempero que leles adoram e ainda tem a vantagem de não dar trabalho nenhum e sair direitinho da assadeira para o prato.
Para variar um bocadinho o sabor, fiz um molhinho de iogurte que fica fantástico quer com o bacalhau, quer com o grão ou os legumes que acompanho.
O grão é um alimento que tem um lugar previligiado na minha casa, em particular na minha alimentação.
Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 4 postas de bacalhau demolhado
  • 2 latas de grão cozido
  • pimentão doce q.b.
  • tomilho seco q.b.
  • azeite
Para o molho de iogurte:
  • 2 colheres de sopa de iogurte grego (pode ser queijo quark)
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de tomilho seco
  • 4 folhas de louro (opcional)
Confeção:
Liguei o forno a 180ºC.
Enxuguei bem as postas de bacalhau de excesso de água com a ajuda de papel de cozinha.
Numa assadeira grande, espalhei o grão e polvilhei-o com pimentão doce e tomilho.
Dispus o bacalhau por cima e também polvilhei com pimentão doce e tomilho. Coloquei uma folha de louro por cima de cada posta. Reguei com um fio de azeite (não é necessário muito; o azeite é uma excelente gordura mas como tudo é para consumir com moderação).


Levei ao forno, sem tapar, por cerca de 40 minutos (o bacalhau coze na sua própria água, não necessita que se acrescente qualquer liquido).
Fiz o molho misturando os ingredientes numa tigelinha.
Servi acompanhado com brócolos cozidos.









0 Comentários