Snack de chocolate "toffe crisp" (versão saudável, com arroz integral tufado sem açúcar e sem glúten)




Aqui está a obra prima da minha filha Camila! Desculpem, eu enganei-me, a obra prima desta semana! ( que ela está imparável e eu sinto-me a ficar completamente ultrapassada... )
Sim, agora quando ela está na cozinha a mãe só dá indicações técnicas, seja na seleção dos ingredientes saudáveis, seja nas combinações e técnicas de execução porque as melhores ideias pertencem-lhe.
Posto isto, apresento-vos a versão SAUDAVEL, SUPER RAPIDA  e FACILIMA dum chocolate snack que nós adoramos: o TOFFE CRISP! Eu sei que não é dos mais conhecidos e prometo já aqui que vamos fazer a nossa versão de todos os outros, incluindo maltesers, mas este é mesmo um dos meus preferidos, já muito antigo e eu lembro-me de comer quando andava na faculdade. Adoro arroz tufado e este chocolate é leve, crocante, hummm...irresistível!


Sendo o principal ingrediente arroz tufado, e estando nós a fazer uma versão saudável, tive necessidade de procurar no mercado arroz tufado sem açúcar. Não tive qualquer dificuldade e nem sequer é caro. Uma embalagem de 225g, idêntica a qualquer embalagem de cereais, encontrei no continente (híper) e no continente online por apenas 1,44€. Esta é uma versão de arroz 100% integral tufado sem glúten e sem quaisquer açucares adicionados.
O caramelo que escolhi fazer não é doce, foi feito com manteiga de amendoim e, em vez da cobertura de chocolate de leite do original, fiz uma simples de chocolate preto 70% cacau. Podem optar por outros caramelos, assim como podem optar por fazer a cobertura integral. Á frente na descrição dou-vos ideias para outros caramelos.

Para fazer 12 snacks idênticos ao da foto
Base:
  • 2 canecas de arroz tufado integral sem açúcar e sem glúten (como disse em cima, podem encontrar no continente (híper) na zona bio/saudável e custa 1,44€ a embalagem de 225g - uma embalagem idêntica ás de cereais de pequeno almoço -foto em cima)
  • 1/2 caneca de manteiga de amendoim cremosa
  • 1/2 caneca de mel (mal servida)
  • 1/4 de caneca de cacau em pó magro
  • 1/2 caneca de coco ralado
Para o caramelo:
  • 1/2 copo (copo de 200ml de capacidade) de manteiga de amendoim (usei da cremosa)
  • 1/2 copo de manteiga de coco (usei a manteiga que faço em casa e podem ver a receita aqui )
Outras opções:
=> Eu optei por fazer caramelo salgado. Se também quiserem fazer assim e não tiverem a manteiga de coco, podem usar apenas manteiga de amendoim. Se só tiverem da cremosa, levem ao lume ou ao microondas para ela ficar firme. Também podem levar ao lume com uma colher de leite de coco.
=> Se optarem por fazer um caramelo doce, são varias as opções em versões saudáveis:
- caramelo de tâmaras (ver receita aqui )
- caramelo de coco (ver receita aqui )
- caramelo doce de manteiga de amendoim: misturar em igual quantidade manteiga de amendoim com caramelo de tâmaras
-caramelo de manteiga de amendoim com adoçante: é só misturar 2 colheres de sopa a 3/4 de copo de manteiga de amendoim

Para a cobertura:
  • 80g de chocolate preto (usei 70% cacau)
Confeção:
  1. Aqueci o mel no microondas por cerca de 30 segundos (apenas para ficar mais liquido e envolver melhor nos ingredientes.
  2. Numa tigela grande misturamos todos os ingredientes da base. Amassamos com as nossas mãos para envolver melhor.
  3. Forramos a forma do brownie com papel vegetal. Vertemos para lá a massa que formamos. Dentro da forma mas sem a ocupar toda (serviu apenas como base de apoio para fazer um retângulo mais perfeito), fizemos um retângulo com a massa, deixando cerca de 1,5 cm de altura. Reservamos no frigorifico.
  4. Para o caramelo. misturamos num copo as duas manteigas. Espalhamos esta mistura sobre a base e voltámos a colocar no frigorifico até estar bem firme. Partimos em pequenas barras.


  5. Derretemos o chocolate partido em banho maria (pode ser no microondas) e mergulhamos as barras no chocolate derretido, com a parte da manteiga voltada para baixo.

     Dica: ponham a cobertura de chocolate só mesmo quando já estiver bem frio; se a manteiga estiver mole vai "sujar" o vosso chocolate e as ultimas barras vão ficar mais feias.


Que delicia!...