Caramelo de leite de coco (versão saudável de caramelo)






Preparei este caramelo para trazer para as minhas férias de verão.
Sim, é verdade, eu venho de férias carregada de comida!
Bom, talvez não seja bem assim porque gosto muito de cozinhar aqui. O tempo é ainda menos que o habitual no meu dia a dia mas as exigências são outras: refeições mais leves, mais alternativas á carne e ao peixe, mais desafios!
Ainda assim, para facilitar os pequenos almoços, lanches e sobremesas, faço 2 ou 3 frascos com "acessórios". Desta dez fiz este caramelo de coco, creme de avelas com tâmaras (nutela), doce de morango sem açúcar e manteiga de caju.
Mais despreocupação com as refeições principais e sinónimo de cuidados redobrados com as refeições intermedias. Têm de ser praticas, rápidas mas nutritivas. Como não quero passar o mês de agosto a comer mal e/ou fora de casa, trago estes "miminhos" que depois coloco nas papas de aveia, nos "overnigts" de aveia ou chia, nas barras de aveia que faço para levar para o lanche na praia,...

Para um frasco de 500g vão precisar de:
  • 1/4 de caneca de açúcar de coco ou mascavado*
  • 4 colheres de sopa de mel*
  • 1 lata de 400ml de leite de coco que deve estar no frigorifico para usarem apenas a parte sólida
  • 1 colher de sobremesa de manteiga de amendoim (é opcional e podem usar qualquer outra) ou 1 de sopa de óleo de coco
*podem usar apenas açúcar ou apenas mel; as quantidades são as mesmas, vistos vos estar a dar as medidas em "espaço ocupado" em vez de peso. Será 1/2 caneca de açúcar ou 1/2 caneca de mel ; também podem fazer outra proporção desde que mantenham as quantidades.

Confeção:
Coloquei num tachinho o açúcar , o mel e a manteiga. Levei ao lume, brando e mexendo de vez em quando para não agarrar, até estar num creme castanho (demora um pouco, mas o meu neste dia também passou um pouco do ponto, não é necessário ficar tão escuro como o da foto). Juntei o leite de coco, apenas a parte sólida, e deixei ferver 15 a 20 minutos.





Quando retiro do lume ainda está em caramelo liquido, cremoso, mas depois de frio fica mais sólido. Quando preciso que volte ao estado liquido para, por exemplo, colocar mais facilmente em cima dos gelados, ponho 10 segundos no micoondas.
Verti para um frasco e está pronto a usar por cima de gelados, frutas, overnights, tartes, mousses,...

Nota: Se não quiserem que fique com este aspeto escuro ou se não tiverem tempo, não há qualquer problema. É só juntar o leite de coco assim que o açúcar se misturar no mel. Vai ficar mais claro, muito parecido com o caramelo dos chocolates (snacks) tipo Snickers ou Mars. É assim que faço para algumas receitas.

Simples, saudável e funcional!

0 Comentários