Pernas de frango com molho de leite de coco






Quem como eu cozinha frango com frequência (quase todos os dias...) precisa de variar o sabor.
Nós cá em casa gostamos de frango e é, como todos sabem, uma carne muito saudável. Para além disso, é muito pratica e rápida de cozinhar, não permite grandes erros pois fica sempre tenra. Tem ainda a enorme vantagem de combinar com tudo. Eu costumo dizer que não há sabor que não fique bem com frango porque ele mesmo "adapta-se" e "agarra" o sabor do ingrediente mais forte que acrescentamos.

Aqui resolvi fazer um molho de leite de coco, muito, mesmo muito simples. mas que tornou umas simples pernas de frango num prato especial. E ainda suja pouquíssima loiça...


Para 5 pessoas vão precisar de:
  • 7 pernas de frango limpas de gorduras e pele e partidas ao meio
  • tempero para o frango (pode ser o que mais gostarem; eu usei o tempero completo da Flor das Hortas que combina alho, sal, cebola e salsa e acrescentei sumo de limão)
  • 300ml de leite de coco
  • 2 fatias de bacon de peru partidas em cubinhos
  • 200g de espinafres baby
  • azeite
Confeção:
Pedi no talho para me limparem as pernas de frango conforme descrevi na lista de ingredientes. Coloquei numa tigela e temperei com uma colher de sopa de tempero completo Flor das Hortas e sumo de 1 limão.
Pus o forno a aquecer a 200ºC.
Numa frigideira anti aderente, coloquei o bacon partido a dourar em lume médio por uns 5 minutos. Retirei para uma tigela.

Na mesma frigideira e sem sair do lume, coloquei as pernas de frango a dourarem de todos os lados, agora com o lume alto. Quando estava a ficar mais seco (acontece apenas se o frango estiver limpo de pele), juntei umas gotas de azeite.
Coloquei as pernas numa pequena assadeira e levei ao forno a terminar de cozinhar, por uns 20 minutos e na zona mais baixa do forno.


Ainda na mesma frigideira, coloquei os espinafres por uns minutos, apenas para "murcharem". retirei para a tigela onde estava o bacon.


Mais uma vez na mesma frigideira, coloquei o leite de coco. Mexi com a colher de pau para que todos os sulcos presos se soltei e deixei ferver um pouco até começar a engrossar. Acrescentei o bacon e os espinafres e retirei do lume.



Quando as pernas ficaram prontas, passei para uma travessa e reguei com o molho de leite de coco.


Bom apetite!



0 Comentários