Mousse de lima (saudável; sem açúcar refinado, natas ou leite condensado)


Eu adoro mousse de lima! É a mousse de eleição no verão cá em casa. Em dias quentes sabe maravilhosamente bem, pela frescura e leveza.
Há já alguns anos que faço, já fiz varias versões, umas mais saudáveis que outras. Esta vi recentemente no site da "Vida ativa" e resolvi experimentar. Ficou deliciosa, idêntica á que já fiz com iogurte grego. As alterações que fiz não são muito significativas: troquei o açúcar por adoçante e acrescentei claras em castelo. A razão foi apenas para diminuir as calorias por taça; acrescentar claras dá leveza ás mousses e faz render mais sem acrescentar calorias e o adoçante fica lindamente nesta mousse, já faço isso nas outras versões de iogurte grego ou queijo quark.
Para 4 taças vão precisar de:
  • 1 lata de 400ml de leite de coco (que deve estar no frigorifico para que se separe a parte solida da liquida)
  • 1 lima
  • 2 colheres de sopa de adoçante em pó (uso stevia; podem colocar a mesma quantidade de mel ou açúcar mascavado; caso optem pelo açúcar, acho que é capaz de se ficar a notar pequenos grãos, mas era o que estava na receita original)
  • 3 claras de ovos médios ou 2 de ovo grande
Confeção:
  1. Com cuidado, retirei a parte sólida da lata de leite de coco, reservando o liquido que está no fundo para outras receitas (fazer creme de cacau, por exemplo). Coloquei numa tigela e bati com a batedeira como se fossem natas, até estar cremoso. Acrescentei o adoçante e bati mais um pouco.
  2. Noutra tigela, bati as claras em castelo, com o truque do costume para não deslaçarem, que é acrescentar uma colher de sobremesa de açucar quando estou a terminar de bater. É importante para não deslaçar.
  3. Raspei a lima e juntei as raspas ao leite de coco batido. Acrescentei o sumo de apenas meia lima e misturei.
  4. Aos poucos juntei as claras á mistura de leite de coco e envolvi com cuidado.
  5. Dividi por tacinhas e levei ao frigorifico.
  6. Servi decorado com raspa e 1/4 de rodela de lima.






Tão fresca, tão leve, tão bom...




Comentários