Copinhos de chocolate preto recheados de manteiga de amendoim e caramelo de tâmaras





Desde que fiz os copinhos de chocolate com manteiga de amendoim e banana que anseio experimentar esta versão.
Confesso que os imaginei ligeiramente diferentes daquilo que estão a ver, não no sabor, mas sim nas fotos que tirei. Digamos que não transmitem visualmente o que dá facto está lá.
Fazer estes copinhos foi mais um momento de partilha de experiências com a minha filha Camila, que, com os seus quase 16 anos, anda entusiasmadíssima com as experiências culinárias, cada vez mais consciente que é importante fazermos as nossas próprias refeições, para bem da nossa saúde e boa forma física e, claro, tornam-se momentos especiais para ela e para mim. Vão ver as mãozinhas dela nas fotos, o que quer dizer que é mesmo muito fácil fazer estes copinhos.
Para 18 copinhos vão precisar de:
  • 150g de chocolate preto 70% cacau
  • 15 tâmaras
  • 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • amendoim picado para a decoração (opcional)
Confeção:
Pus o chocolate a derreter em banho maria. Retirei o caroço ás tâmaras e pus a demolhar num copo alto com 100ml de água quente.
Mantendo sempre o chocolate em cima da água quente, "forrei" forminhas de silicone (podem ser das de papel) com chocolate. Cerca de 2 colheres de café por forminha. O chocolate que coloco na lateral acaba por escorrer para o fundo e faz uma pequena camada. Reservei no frigorifico cerca de meia hora, tempo suficiente para as tâmaras estarem bem demolhadas.



Escorri a água ás tâmaras e triturei-as com a varinha mágica até estar num puré.

Numa tigelinha coloquei a manteiga de amendoim e 2 colheres de sopa da água de demolhar as tâmaras. Esta água é um adoçante natural que nunca devem desperdiçar. è um adoçante liquido com a stevia e que aqui vai substituir mel.

Retirei as formas do frigorifico e coloquei em cada uma uma colher de chá de manteiga de amendoim e outra menos cheia de puré de tâmaras. Podem pôr ao contrário, ou seja, 1º o puré de tâmara e depois a manteiga. Como fiz com a minha filha, fizemos metade de cada forma, enquanto uma pôs manteiga em metade, a outra pôs caramelo e depois trocamos.



Verti por cima uma colher de chá de chocolate (que tinha mantido em cima de água quente para não alterar a consistência liquida), decorei com amendoim picado e levei ao frigorifico até estar endurecido.




Retirei das formas e está pronto.
Uma doce e saudável tentação!

0 Comentários