Brownie de chocolate, courgette e banana



Vamos já ao que interessa (pelo menos a mim...). Quantas calorias tem este Brownie?
Todo o bolo tem 1364Kcal! Ora, isto quer dizer que, se o vosso bolo der 16 quadrados, são 85 calorias; se o vosso bolo der 20 (o meu deu), são 68kcal.
O numero de fatias vai depender não só do tamanho que as cortem, mas também do tamanho da vossa forma. A minha é retangular e tem 24cm por 20, embora as mais comuns de brownie sejam de 20:20, logo, deu mais uma fila de fatias.
Claro que eu não estou aqui a contabilizar os ovos moles que fiz para cobrir. E, já agora, vou falar-vos deles.
Eu vivo perto de Aveiro, embora não seja natural de cá. Vim para aqui quando terminei o meu curso e acabei por ficar. O meu marido é natural daqui e os meus filhos também aqui nasceram. Como bons aveirenses, adoram ovos moles! Eu também gosto muito mas não nas forminhas como aqui são vendidos, gosto a rechear ou cobrir bolos. Durante muitos anos não punha outro recheio nos meus bolos, até porque não gostamos de natas ou chantilly, nem de creme de pasteleiro.
A contenção na alimentação impõe-se cá em casa, o que é normal quando todos os dias há sobremesa doce. Para bem de todos nós, o açúcar ficou proibido cá em casa, sendo suficiente aquele que ingerimos sem querer ou quando temos mesmo que comer fora.
Acontece que os meus filhos andavam ao tempo a pedir ovos moles. Eu, por outro lado, andava ao tempo a pensar como fazer uma receita tão particular sem o açúcar. No fim de semana passado, tinha feito puré de tâmara para as minhas papas de aveia, e resolvi experimentar a única ideia com fundamento que tinha tido até agora: ovos moles com puré de tâmara a substituir o açúcar.
Não vos vou dizer que sabe exatamente a mesmo, mas vou convidar-vos a experimentarem. Fiz um post especifico, que podem ver carregando aqui em que vos falo do valor nutricional desta "guloseima", que deixa de o ser nesta versão.

Vão precisar de:
  • 1/2 caneca de manteiga de amendoim (128g)
  • 1 banana esmagada
  • 1 ovo grande
  • 1/4 de caneca de cacau em pó magro (20g)
  • 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 caneca de courgette ralada (uma courgette grande)
  • 1/4 de caneca de pepitas de chocolate (45g) ou chocolate preto picadinho
Nota: a caneca que usei tem 240ml de capacidade

Confeção:
Comecei por ralar a courgette. Coloquei num pano e apertei para que lhe saia a água que tem. Este passo é muito importante, pois se não espremerem bem a courgette vai largar água para a massa do bolo e não vão conseguir a textura desejada. Quando coloquei na caneca para medir, pressionei para ficar "bem medido" mesmo depois de sair a água.



Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei uma forma de brownie com papel vegetal.
Coloquei no processador de alimentos a manteiga de amendoim, a banana, o ovo, o cacau e o bicarbonato de sódio. Triturei até ter uma massa homogénea.

Adicionei a courgette ralada e as pepitas e misturei com uma espátula.




Verti a massa na forma, alisei e polvilhei com mais algumas pepitas de chocolate (é opcional).
Levei ao forno por 30 minutos (podem espetar o palito para ver se está pronto mas não deixem mais que 35 minutos).
Deixei arrefecer e fiz os ovos moles com creme de tâmara que podem ver a receita carregando aqui
Servi cada quadrado com uma colher de chá de ovos moles sem açucar.
Uma tentação saudável!



0 Comentários