Bombons de tâmara e amêndoa/manteiga de amendoim





Com apenas 3 ingredientes, alguns minutos e menos de 1, 5 € euros, fiz 12 bombons que são a uma verdadeira tentação ...
Estávamos nós, eu e a minha filha Camila, a terminar de fazer os fabulosos copinhos de chocolate preto recheados de caramelo de tâmara e manteiga de amendoim que podem ver carregando aqui , quando surge pela cozinha a dentro o meu filho mais velho, o J. Pedro, provavelmente o ser mais guloso á face da terra. Primeira reação nossa (não estudada mas já muito praticada...) foi correr para os que estavam prontos e dizer: "Não podes comer que ainda não está pronto!". Resposta dele: "Não?! A mim parece que sim e gosto de chocolate derretido."
Lá o convenci a não comer porque ainda não havia fotos para o blogue e, em jeito de chantagem, disse-lhe que iria fazer uns bombons rápidos e parecidos para o fim de jantar.
Aqui estão eles! Estes bombons fazem-se em pouquíssimos minutos, são deliciosos e até económicos. Eu fiz apenas 12 e gastei 60 cêntimos em 60g de uma tablete de chocolate preto 70% cacau que tinha comprado no Lidl, outros 60 cêntimos nas tâmaras (120g de uma embalagem que comprei a 1 euro no pingo doce) e aproximadamente 20 cêntimos (ou menos) nas amêndoas ou manteiga de amendoim com que recheei. Isto porque quando estávamos a fazer resolvemos fazer experiências, e recheamos umas tâmaras com amêndoa e outras com manteiga de amendoim.
Não me perguntem qual deles é o melhor porque nenhum de nós é capaz de dizer, aconselho mesmo a fazer o mesmo que eu, metade de cada...
Para 12 bombons vão precisar de:
  • 60 g de chocolate preto 70% cacau
  • 12 tâmaras (cerca de 120g)
  • 12 amêndoas ou manteiga de amendoim (12 colheres de café) 
Confeção:
 Terão de pôr o chocolate a derreter em banho maria (eu já tinha que estava a fazer outros bombons).
Abrimos as tâmaras ao meio para tirar o caroço e, no lugar do caroço, colocamos 1 amêndoa ou 1 colherinha de café de manteiga de amendoim. Fechamos (não fica totalmente fechada) e passamos pelo chocolate derretido. Colocamos em cima de papel vegetal.


Tamara recheada com manteiga de amendoim







Levámos ao frigorifico meia hora para o chocolate endurecer. Em algumas passamos um fio de chocolate derretido para decorar.

Mais uma tentação saudável!



0 Comentários