Bolo de chocolate e manteiga de amendoim ( vegan; sem açúcar, farinha, ovos)





Versão nº 2 Bolo de aniversario do meu marido

Parece um bolo, não é? Eu chamei-lhe de bolo mas para mim é muito mais que um bolo, é um conjunto de bons nutrientes que podiam muito bem estar juntos em qualquer taça de pequeno almoço saudável e perfeitamente equilibrada nutricionalmente.


Rico em fibras e proteínas, este bolo é muito mais que um simples bolo, é uma autentica reunião de bons nutrientes em cada fatia. Saudável, acaba com aquela vontade de comer uma fatia de bolo sem sair da dieta...
Usar as bananas nos bolos é um procedimento cada vez mais corrente, não só por os resultados serem excelentes, mas porque permite diminuir consideravelmente a quantidade de açúcar, farinha e até ovos que colocamos nos bolos.


Este foi o bolo que escolhi fazer para o aniversario do meu marido. Pensei em enriquece-lo ainda mais e, começando na massa, acrescentei 1 caneca de nozes picadas ao mesmo tempo do chocolate picado. Para lhe dar um "ar" de bolo de festa, pensei em fazer a cobertura por todo o bolo em vez de passar em fio como está aqui, mas talvez perde-se um bocadinho o sabor a manteiga de amendoim que passaria a estar completamente ofuscado pelo chocolate. Resolvi então fazer caramelo de manteiga de amendoim para a cobertura. Ainda bem que o fiz, ficou absolutamente fantástico, nada enjoativo e com todos os sabores percetíveis.

Vão precisar de:
(nota: a caneca que usei tem 240ml de capacidade)
  • 4 e 1/2 canecas de flocos de aveia
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 6 bananas médias
  • 1/2 caneca de manteiga de amendoim
  • 1/2 caneca de puré de maça (usei 2 e 1/2 maças pequenas e sumo de meio limão)
  • 1/3 de caneca de mel (cerca de 75ml) ou açucar mascavado
  • 1 tablete de 100g de chocolate preto 70% cacau (ou chocolate vegan)
  • pepitas de chocolate (cerca de 2 colheres de sopa; opcional)
Para o molho de chocolate:
  • eu fiz com 1/4 de tablete de chocolate (25g) e liquido que fica no fundo das latas de leite de coco que tinha guardado de outra utilização(100ml)
Podem fazer com:
  • 25 g de chocolate e 100ml de leite gordo ou
  • 100ml de leite, 2 colheres de sopa de cacau e 2 colheres de sopa de mel ou
  • 100ml de liquido que fica no fundo da lata de leite de coco, 2 colheres de sopa de cacau e 2 colheres de sopa de mel
Para a versão nº2:
Acrescentei na massa 1 caneca de nozes picadas na mesma altura do chocolate picado
Acrescentei caramelo de manteiga de amendoim. Coloquei 3 colheres de sopa rasas de manteiga de amendoim numa tigela e misturei com 1 e 1/2 de mel. Juntei água quente aos pouquinhos, uma colher de sopa de cada vez, até estar numa consistência cremosa. Espalhei pelo bolo no final. (fotos o fim)
Confeção:
Medi a quantidade de manteiga de amendoim e retirei 15 bolinhas com a ajuda de uma colher de café, que coloquei em papel vegetal e levei ao congelador (não é absolutamente necessário fazer este passo, serve para ficarem pequenos pedaços de manteiga de amendoim que não se vão misturar na massa do bolo e ficam percetíveis nas fatias de bolo, exatamente como os pedaços de chocolate). A manteiga de amendoim restante é para a massa do bolo.


Fiz o puré de maça. Descasquei e cortei as maças em cubinho e levei ao lume com sumo de meio limão durante cerca de 10 minutos, até a maça estar mole. Esmaguei com um garfo. (não é necessário ficar um creme lisinho; podem colocar uma colher de açúcar mascavado ou adoçante).
Liguei o forno a 180ºC.
Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei até estar numa farinha. Passei para uma tigela grande e misturei o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e a canela (é importante não se esquecerem de nenhum deles porque em bolos sem ovos é a reação química entre estes ingredientes que vai fazer o bolo cozer e crescer).
Novamente no processador de alimentos, coloquei as bananas, o puré de maça, a manteiga de amendoim e o mel. Triturei tudo até estar numa massa quase liquida.
Verti a mistura de banana na tigela da aveia e misturei tudo sem bater.


Cortei a tablete de chocolate em pedaços pequenos. Retirei a manteiga de amendoim do congelador. Adicionei os dois ingredientes á massa e envolvi.

Cortei alguns pedaços que estavam maiores ao meio

Verti sobre uma forma retangular forrada com papel vegetal, salpiquei com pepitas de chocolate e levei ao forno meia hora (não excedam o tempo de forno para não ficar seco; Vão espetando o palito nos últimos 5 minutos).
Fiz o molho de chocolate enquanto o bolo arrefeceu um pouco. Coloquei o chocolate a derreter em banho maria com liquido da lata de leite de coco. Mexi até estar liquido. Verti sobre o bolo em fio com a ajuda duma colher de café.
Para fazer com cacau é necessário levar todos os ingredientes ao lume até estar um molho cremoso mais líquido (são apenas uns minutos e não se podem esquecer que ele depois de frio vai engrossar um pouco).







Para o caramelo de manteiga de amendoim:










Prazeres saudáveis!